IFMT Cáceres - Prof. Olegário Baldo, fomenta reciclagem e reutilização de materiais com uso responsável dos recursos ambientais

Publicado por: Campus Cáceres / 12 de Dezembro de 2017 às 17:49

Atividade desenvolvida pelos alunos do 9º semestre de Engenharia Florestal, que já está em sua 3ª edição, deverá ser ampliada para outros espaços do Campus e escolas do município de Cáceres.

Pneus usados, caixotes de feira, bambu, toras de madeira de árvores caídas, ripas de madeira apreendida pela justiça, restos de material de construção, entre outros resíduos que iriam para o lixo foram transformados pelos acadêmicos da 4ª turma do Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal do IFMT Campus Cáceres em utilitários como assentos, mesas, canteiros de flores, lixeira, rede de bambu, painéis de decoração de bambu e ripas de madeira dando vida e cor aos espaços de convivência dos alunos do Curso. A ação integra o Projeto “Reciclagem e reutilização de materiais – Uso responsável dos recursos ambientais”, coordenado pela professora Gláucia Alves e Silva. O Projeto integra parte das atividades da disciplina de Manejo de Unidades de Conservação e Áreas Silvestres.

O objetivo, segundo a professora é, “além do caráter pedagógico de difundir os conceitos e promover práticas de educação ambiental entre os alunos, envolver a comunidade acadêmica do IFMT- Cáceres como um todo, numa proposta criativa de reaproveitamento e reutilização de materiais por meio da expansão das atividades do projeto em outros espaços de convivência dos alunos e em escolas do munícipio em etapas futuras”.

Para os acadêmicos, a perspectiva ambiental integra a matriz curricular do curso, sendo
focada na formação de profissionais que entendem não apenas a necessidade de produzir, mas também de reaproveitar todos os resíduos que seriam descartados na natureza, dando uma nova finalidade para eles, de maneira sustentável e responsável.

Núbia, Milany, Fulvianny, Helen, Jessica, Kátia, Elyson, Luiz Vinícius, Sarah, Valéria Santos, Valéria Lucélia, Wezile, Divino, Karyna, Paloma e Klismann são os responsáveis pelo belo trabalho apresentado e deixam um legado da sua turma para os atuais e futuros alunos da Engenharia Florestal.

A acadêmica Núbia da Silva, fala em agradecimento: “gostaríamos de agradecer em especial as empresas de Cáceres que nos apoiaram nesse Projeto – Hiper JN, Cardoso materiais para construção, Palácio das tintas, 3R materiais de construção, Lopes materiais para construção, David eletro máquinas, Fort agropecuária, Tem de tudo, Açofer, Da Roça agropecuária, Só sal agropecuária, e Floricultura joia viva. Em nome da turma, da professora coordenadora do projeto e do IFMT – Cáceres como um todo, nosso muito obrigado!”.