Agência de Inovação lança site para divulgar os projetos de inovação do IFMT

Publicado por: Reitoria / 17 de Agosto de 2020 às 08:39

A Agência de Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso, ligada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) lançou o site – https://inovacao.ifmt.edu.br/ para divulgar os projetos de propriedade intelectual e as propriedades intelectuais registradas pelo IFMT como os programas de computador, marcas e patentes. É o espaço no qual todas essas informações estão disponíveis para a comunidade acadêmica da instituição e possíveis parceiros.

Segundo a coordenadora da Agência de Inovação, Silvana Santos da Cruz, a criação do site da Agência de Inovação é uma demanda antiga, desde que ela entrou na instituição, em 2018.

“Sentimos a necessidade de publicizar a inovação do IFMT, em outras palavras, divulgar tudo que é feito, projetos, propriedades intelectuais, registros, entre outros. Além de um local onde pudesse ter todas as informações de inovação do IFMT”, conta Silvana Cruz.

Ela explica que o site foi uma ação de um projeto de pesquisa que se iniciou com as ações de criação da vitrine tecnológica. “O projeto foi aprovado no edital nº 42/2019 para fazer a Vitrine Tecnológica do IFMT com objetivo de publicizar as propriedades intelectuais da instituição. O site foi realizado pelo grupo de pesquisa chamado REPAI (Rede de Estudos e Pesquisa em Administração e Inovação), do qual eu faço parte, sendo coordenado pelo professor do Campus Primavera do Leste, Diogo Barbosa Leite, e com a participação do diagramador da Ascom, Moises de Jesus; do analista da DSTI, Rafael Marquesi, além de vários discentes envolvidos”.

Ao iniciar o projeto, Silvana Cruz conta que o grupo de pesquisa observou que era preciso não só publicizar as propriedades intelectuais, mas também um novo canal como um repositório para todas as informações das atividades de inovação do IFMT. “Ter o site significa um crescimento na cultura de inovação da instituição”.

Ela destaca que o site tem o objetivo de orientar, auxiliar o pesquisador e o aluno, onde encontrar os procedimentos para registro da propriedade intelectual. Ele tem o objetivo de apresentar a instituição para os nossos parceiros e gerar mais interação com a sociedade. “Possuímos o espaço “Fale com a Agência e Fale com o IFMT”, onde o internauta apresenta a sua demanda. É uma forma de sabermos o que o nosso parceiro precisa, e a Agência possa passar essa demanda para os pesquisadores. É um site para interação, tanto interna como externa”, fala Silvana.

O coordenador do projeto de pesquisa e professor do Campus Primavera do Leste, Diogo Leite, explica que o grupo de pesquisa REPAI tem o objetivo de promover impacto nessa área, principalmente com ênfase na Inovação.

“Havia essa demanda por parte da Agência de um novo espaço para veiculação das suas atividades, já que a plataforma anterior não era mais capaz de suportar essa demanda. A plataforma que o IFMT utiliza ainda é muito engessada e quando observamos os sites dos outros institutos e NITs, como a Inova da Unicamp, o CDT da UnB ou o EIT da UFMT, são sites diferentes com uma linguagem própria ao parceiro externo”, explica o professor.

Diogo Leite acrescenta que “querendo ou não, o site termina sendo o ponto de contato com quem está fora da instituição, não só para quem está fora, mas também para o próprio pesquisador e aluno do IFMT. O site antigo já não era mais capaz de suportar e fazer essa interface, ao menos do modo como a Agência precisava”.

O grupo de pesquisa, segundo Diogo Leite fez esse trabalho durante um ano. Todas as funções do site, o conteúdo, tudo isso é fruto de pesquisa. “Nós ficamos por volta de quatro meses fazendo revisão de literatura. Fizemos uma comparação com mais de 10 dos principais Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do país, da Unicamp, USP, UFMG, UFRS, UNB, além da UFMT. Vimos o que eles tinham, qual linguagem utilizavam e quais eram os principais conteúdos. Buscamos na literatura o que o site deveria ter, o que é importante veicular, uma busca prática. Hoje o site que entregamos a partir do projeto traz a Vitrine Tecnológica, a Vitrine de Projetos de Inovação, um conteúdo dedicado aos Inventores, sendo que alguns desses conteúdos já existiam no site antigo e reformulamos”.

Diogo destaca que o site traz integração com as redes sociais.  Ele explica que o grupo de pesquisa fez um trabalho de engajamento e trouxe seguidores para as redes sociais da Agência, como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

“O site termina sendo o canal mais importante para difundir a inovação dentro do IFMT e principalmente para trazer parceiros externos. O que precisava de atenção era a interface dessa comunicação, não só com o público interno, mas o externo. Às vezes o empresário precisa se comunicar e conversar, quer olhar, quer entender, e se ele entra num site que é pouco responsivo,  não é capaz de fazer essa comunicação adequada, implicando na restrição da capacidade de desenvolver trabalhos em conjunto”, finaliza o coordenador do projeto.