Alunos de Engenharia Florestal do IFMT Cáceres socializam conhecimentos com práticas em viveiro florestal

Publicado por: Campus Cáceres / 27 de Setembro de 2016 às 10:25

Por meio do Projeto "Ensinamentos Práticos em Viveiro Florestal: Coleta de Sementes e Produção de Mudas Nativas", 16 acadêmicos do 9º semestre de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo intensificaram a formação profissional com vivências em projetos de ensino atuando junto aos acadêmicos do 1º ao 7º semestre do curso como facilitadores do conhecimento.

Coordenados pelo professor Everton Almeida, mestre em Ciências Ambientais, os alunos, organizados em grupos, ministraram durante os últimos três meses cursos com abordagens direcionadas a seleção de matriz e coleta de sementes, a  escolha adequada de recipientes e preparo de substrato,  quebra de dormência, semeadura e plantio, incluindo a etapa de manejo de viveiro e preparação das mudas para campo.

"O projeto de ensino configura-se como abertura para os próprios alunos tornarem-se  protagonista na produção do conhecimento. Eles pesquisam e se preparam para conduzir as atividades sob nossa orientação. Além do valor didático pedagógico, o projeto tem suporte financeiro para o desenvolvimento das atividades", explica o coordenador.

O trabalho contou com a contribuição da doutora em Microbiologia do Solo, professora Gláucia Alves e Silva, que orientou os alunos nas práticas envolvendo a temática solo.  Ao todo, 106 alunos do curso de Engenharia Florestal participaram das atividades.

"Fazemos um feedback com avaliação contínua ao final de cada atividade com todos os grupos para que, cada vez mais , eles possam aprimorar os conhecimentos e a didática aplicada", afirma o professor Everton.

O projeto instituído pelo campus em 2015  integra ações de fomento à iniciação científica e fortalecimento as ações pedagógicas e de ensino na instituição. Desenvolvidos com recursos próprios do campus, os projetos de ensino contemplam cursos superiores e cursos técnicos subsequentes e  integrados ao ensino médio.