Alunos dos cursos técnicos integrados em agropecuária e informática do IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo realiza aula campo sobre aspectos ecológicos do Bioma Cerrado

Publicado por: Campus Cáceres / 28 de Agosto de 2017 às 17:08

Nos dias 16, 17 e 18/08 as turmas dos 3º anos dos cursos integrados de técnico em agropecuária e técnico em informática , realizaram uma aula campo na Dolina Água Milagrosa, sob a orientação dos professores Mahal M. Evangelista (Biologia) e Ana Leticia de Oliveira (Geografia).

A aula teve como objetivo a observação e aplicação in loco dos conceitos discutidos sobre aspectos ecológicos do Bioma Cerrado, bem como sua forma de ocupação e uso do solo. Os educandos puderam observar as fitofisionomias típicas do Cerrado, relevo, tipo de solo, fauna e flora, as formas de ocupação e uso do solo, bem como a formação distinta local, a Dolina Água Milagrosa.

Os professores, Ana Leticia e Mahal, destacam a importância de aulas práticas na formação básica e técnica dos alunos. A aplicação dos conceitos discutidos em sala em situações práticas permite maior compreensão dos educandos e fomenta a construção de novos conhecimentos.

Além de conhecer as características típicas do Bioma Cerrado, os educandos puderam conhecer a formação da Dolina, que embora seja um dos pontos turísticos do Estado de Mato Grosso, ainda é pouquíssima conhecida pela população local. Também reconheceram na prática, estudos sobre organização do espaço rural do município de Cáceres-MT.

As atividades fazem parte de projetos de ensino e pesquisa desenvolvidos pelos professores e também estão vinculadas ao Laboratório de Geografia do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo.