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Assistência Estudantil: IFMT Cáceres oferta 514 vagas de auxílios de Inclusão Digital e Apoio Pedagógico para Atividades Não Presenciais

Publicado por: Campus Cáceres / 27 de Agosto de 2020 às 08:36

Com o objetivo inclusivo de assegurar condições as e aos estudantes para participar das Atividades Letivas Não Presenciais orientadas como medidas de prevenção à Covid-19, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo lança edital de Assistência Estudantil, com a oferta de auxílios para inclusão digital com serviços de internet e de apoio pedagógico para acesso e impressões de materiais didáticos.

São ofertadas 514 vagas, distribuídas em 4 modalidades de auxílios disponibilizados entre os meses de setembro de 2020 a fevereiro de 2021, voltadas para estudantes de todos os cursos do campus, com atendimento prioritário para discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada.                                                

“O nosso propósito é que todos os nossos estudantes possam participar das atividades e para isso precisamos dar suporte e criar condições para que ninguém fique excluído do processo educacional. Então, em conjunto com a comissão de assistência estudantil, definimos a política de assistência para assegurar o acesso à internet e ao material de apoio pedagógico a quem precisa. Juntos, vamos superar esse momento difícil”, afirma a Diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, professora Juçara Tinasi.

Inscrições e Modalidades de Auxílio

As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira (27.08) até às 23 horas do dia 08 de setembro por meio de formulário online no link: https://forms.gle/zJsrcx8kqKsRv4fj6  

Entre as modalidades de auxílio emergencial são ofertadas: a distribuição de Cartão Sim “Chip” mediante a contratação de serviços de Telefonia Móvel com Acesso à Internet de 60 gigabytes/mês; Auxílio Financeiro para Acesso à Internet no valor de R$ 150/mês;  Auxílio Financeiro de Apoio Pedagógico para Impressão de Materiais no valor de R$ 150/mês;  Distribuição de Materiais Impressos para Apoio Pedagógico.

Para estudantes que concorrerem nas modalidades de Auxílio Financeiro para Acesso à Internet e Auxílio Financeiro de Apoio Pedagógico para Impressão de Materiais é necessário, no ato da inscrição, indicar corretamente os dados de conta bancária em seu nome.

De acordo com o edital, estudantes irmãos e com outros vínculos familiares que morem na mesma residência não poderão acumular mais de um benefício de Auxílio Financeiro para Acesso à Internet.  

 Seleção

A seleção atenderá critérios socioeconômicos como renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

A comprovação de vulnerabilidade será observada pela Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil, a partir de dados de ingresso pelo SISU por Ações Afirmativas, em Cotas de Renda; do diagnóstico feito pelo Campus sobre a situação de vulnerabilidade das e dos estudantes; do  cadastro em Programas Sociais de Transferência de Renda do Governo com Número de Identificação Social Ativo (NIS); e também por meio de autodeclaração do estudante  via formulário eletrônico de renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

 Prestação de contas

No caso do Auxílio Financeiro para Acesso à Internet é necessária a prestação de contas do serviço. O processo é simples, basta à comprovação do pagamento do serviço referente a todos os meses de setembro de 2020 a fevereiro de 2021, seja por meio de notas fiscais, recibos, boletos, cupons fiscais ou contratos de prestação de serviços. Os comprovantes devem ser em nome da ou do estudante ou de seus responsáveis legais, incluindo pai, mãe ou irmãs e irmãos.

A entrega da documentação de prestação de contas do Auxílio Financeiro para Acesso à Internet deverá ser feita no prazo de até 15 dias após a retomada das atividades presenciais no campus no prédio da Coordenação Geral de Ensino (CGE) e/ou na Coordenação Geral de Atendimento ao Estudante (CGAE), das 8 às 12 horas, ou no Setor de Serviço Social, das 14 às 21 horas.

 LEIA O EDITAL NA ÍNTEGRA NO DOCUMENTO ABAIXO

Se você não participou do encontro on-line com orientações sobre o edital ou quiser rever algumas explicações, basta acessar o link:  https://youtu.be/FNZGs1dUhh0

O encontro contou com as contribuições da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), Profa. Juçara Tinasi, do Diretor de Administração e Planejamento (DAP), Marcelo Galvão, da assistente social do campus e presidente da Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil, Fernanda Santana e da técnica da Coordenação- Geral de Atendimento à educanda e ao educando (CGAE), Júlia Mendes.

 

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