Ciclo de Defesas: Acadêmicos de Engenharia Florestal do IFMT Cáceres apresentam 14 pesquisas realizadas em Trabalhos de Conclusão do Curso

Publicado por: Campus Cáceres / 30 de Junho de 2021 às 10:40

Os trabalhos reúnem resultados de 14 pesquisas com abordagens em 11 especialidades ou campos de conhecimentos relacionados à área da Engenharia Florestal.

Estudantes do curso de bacharelado de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Mato Grosso participam esta semana de ciclo de defesas com apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas como Trabalho de Conclusão de Curso relativo ao semestre 2021/1. As defesas tiveram início nesta quarta-feira (29.06) e serão realizadas até a próxima semana (07.07), por meio de encontros online na plataforma Meet.

Os trabalhos reúnem resultados de 14 pesquisas com abordagens em 11 especialidades ou campos de conhecimentos relacionados à área da Engenharia Florestal. Entre as abordagens no campo das Ciências Biológicas, Ciências do Solo, Educação Ambiental, Floricultura, Parques e Jardins, Manejo Florestal, Técnicas e Operações Florestais, Tecnologia, Utilização de Produtos Florestais e Silvicultura estão pesquisas desenvolvidas nas especialidades de  Arborização de Vias Públicas, Botânica,  Gestão Ambiental,  Exploração Florestal, Energia de Biomassa Florestal,  Fotointerpretação Florestal, Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, Nutrição Mineral de Plantas, Proteção Florestal, Solos Florestais e Viveiros.

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Florestal e coordenadora da disciplina de TCC, Gláucia Alves e Silva, a defesa dos trabalhos marca a superação dos desafios gerados pela pandemia da Covid-19.

“Esta já é a terceira turma da Engenharia Florestal que realiza e defende pesquisas para trabalhos de conclusão de curso nestes tempos de pandemia. Nós cumprimos as necessidades de distanciamento social, mas não paramos a nossa missão de produzir conhecimento. É mesmo superação. Parabéns aos estudantes e orientadores”, afirma a coordenadora.

Títulos defendidos

Na primeira rodada das apresentações (29.06)  reuniu dois trabalhos com pesquisas desenvolvidas no âmbito de Técnicas e Operações Florestais e no campo da Gestão e Educação Ambiental.  Abrindo as apresentações, o acadêmico Arthur Pedro Olioni dos Santos defendeu o trabalho ‘Estudos de tempos e rendimentos na colheita florestal, orientado pelo professor José Renato Maurício da Rocha, com a avaliação e aprovação dos docentes do campus, professora Edilene Silva Ribeiro e professor Reginaldo Antônio Medeiros.

Em agenda simultânea, o acadêmico Sebastião Marcos Silva Valetim, apresentou o trabalho sobre “A Gestão de Resíduos Sólidos em Marcenarias: implementação do Programa Cáceres Recicla”. O trabalho orientado pelo professor Silvano Carmo de Souza contou com a avaliação e aprovação conjunta da professora do IFMT Cáceres, Iris Gomes Viana e o do professor do Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, Carlos Rafael Dias.

Confira a relação completa dos trabalhos apresentados.