início do conteúdo

CIEC Itinerante: Estudantes do IFMT Cáceres participam de roda de conversa com equipe de Fisioterapia da Fapan sobre sexualidade e gravidez na adolescência

Publicado por: Campus Cáceres / 19 de Outubro de 2019 às 11:22

Na agenda itinerante do 7º Congresso Internacional de Educação de Cáceres – Ciec,  realizado em unidades educacionais do município, entre os dias 17 a 19 de outubro,  acadêmicos do 8º período do curso de Fisioterapia da Faculdade do Pantanal, Fapan, coordenados pela professora Renata Serafim Espindola de Oliveira, promoveram Roda de Conversa sobre sexualidade e gravidez na adolescência com estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo.

Por meio de linguagem voltada ao universo de adolescentes e jovens, as intervenções envolvendo os acadêmicos de fisioterapia Kevin Cristhian Arroio Bascope, Nicolas Matheus Matucari Nolasco; Talita Araujo de Souza e Raul Xisto Nogueira abordaram temáticas como sexualidade, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Gravidez na Adolescência. A atividade integra o projeto de extensão, Fisio informa: educação em saúde, coordenado pela professora Renata.

 “O objetivo é de uma forma lúdica e informativa passar para o jovem quais as modalidades de prevenção, sobre o que é a gravidez na adolescência o que vai causar como consequência nesse adolescente. A gente sabe que tem muita família desestruturada e essa desestruturação familiar acaba acarretando em gravidez precoce”, explica a docente que é especialista em Fisioterapia Pélvica e em Uroginecologia e Saúde da Mulher.

CIEC

O evento idealizado e coordenado pela professora cacerense Silvana Sônia Oliveira da Silva, teve início em 2012, e no decorrer dos anos, marca a agenda educacional do município, com o envolvimento de instituições de ensino e profissionais de diversas áreas do conhecimento do Brasil e outros países. Nesta edição 2019, com o tema “a essência da vida” o congresso conta com palestras, oficinas, rodas de conversas e relatos de experiência entre Brasil, Bolívia, África e Colômbia.

A inserção do IFMT na programação itinerante do 7º CIEC possibilitou, de acordo com a diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do IFMT em Cáceres, professora Juçara Tinasi, espaço de diálogo, muita interação e envolvimento entre estudantes que lotaram o auditório do campus, a partir da temática que envolve a vida de adolescentes e jovens, atendendo a perspectiva de orientação educacional e de prevenção.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT