Divulgadas as apresentações selecionadas para o Festival de Artes do IFMT Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 5 de Novembro de 2019 às 11:56

Festival de Artes do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo

13h30 - Abertura Oficial

14 h - Orquestra Unificada Unemat IFMT

Participações selecionadas:

01 - 14h40

Banda - Macacos do Brejo – Tempo: 20 minutos

Macacos Do Brejo, banda de amigos que experimentam sons e formas em busca de um som próprio

Idealizada por Luana Eras e Abner, a banda cacerense foi criada em meados de 2016, vinda da necessidade pessoal de expor sentimentos e sensações através da música autoral.

O nome “Macacos do Brejo” faz referência à amizade dos integrantes, que utilizavam o macaco como apelido antes mesmo de formarem a banda, retratando e reverenciando também a Cidade.

“Os Macacos”, como são carinhosamente chamados tem no seu histórico apresentações no FIPe, saraus da figueira, aberturas de eventos acadêmicos da UNEMAT e mostras de música do SESC Arsenal e SESC Rondonópolis, projetos sociais em parceria com o Fórum da Comarca de Cáceres e em escolas da rede estadual e municipal, assim como shows em casas noturnas e eventos de rock em Cáceres e região.

A formação, que já teve suas várias versões, conta atualmente com 4 integrantes: Luana Eras (composição, cordas e voz), Kelner Roberto (guitarra), Luís Guilherme (bateria e percussão) e Abner (composição, cordas e voz).

02 – 15h

Teatro Infantil com repertório musical. Escola Municipal Vila Real

Título: Caixa de brinquedos coisas de crianças; Apresentação em grupo; Tempo: 25 minutos.

Total de alunos: 25

03 - 15h30

Elânio Domingues da Rocha. (Pedagogo) apresentação individual de hip hop nas modalidades: popping, break e loock.

04 - 15h40

Marcos Antonio Ferri. Apresentação solo Voz e Violão.

Título - Princesinha do Rio Paraguai

Apresentação de uma canção de própria autoria.

Nome da Música: Princesinha do Rio Paraguai

Letra e Melodia: Marcos Antonio Ferri

Equipamentos: Violão e voz

Integrantes: Marcos A. Ferri

05 – 15h50

Instituição de Ensino: Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Sábio

Professoras organizadoras: Cristiane Santana de Arruda. Mônica de almeida Ribas.

Grupo: Alunos do Pré II, período Matutino - 19 alunos(6 anos).

Titulo “SAMBA”

O grupo originou-se na EMEI, Pequeno Sábio com as turmas do pré II, matutino, coordenado pelas professoras, Cristiane e Mônica, partindo de experiências com o material didático que propunha o estudo de diversos ritmos musicais de diversas regiões do nosso país, dentre eles o samba. Resolveu-se então propor um grupo de dança com esses alunos, no intuito de aprofundarmos mais sobre o referido ritmo, de modo que teve-se uma grande aceitação pelos alunos, mesmo estes sendo bem pequenos e consequentemente pelos pais dos alunos.

Todo o processo foi pensado de forma lúdica, prazerosa e significativa para ser levado aos alunos, figurino, adereços, coreografia, cenário e principalmente a música. Esta em sua primeira parte, em coreografias de samba de gafieira, foi escolhida a arte cantada da cantora sambista Martinália, com o tema “Peço a Deus”, que faz referência a pedidos e bendizeres, assim como faziam os escravos quando nos presentearam com algumas letras de samba, cantando e distraindo suas dores. Na segunda parte, uma música com sons mais específicos de baterias de escolas de samba, onde os alunos demonstram sua criatividade e alegria, expressando passos e gestos típicos de escola de samba e por que não, de criança.

06 - 16h30

Five Lights - Dança (jazz funk)

Jéssica Rodrigues -Grupo Five Lights.

O Grupo Five Lights é uma equipe de dança cuja modalidade é jazz funk, que foi criada no início de 2018, em Cáceres. Tem o intuito de dar voz ao público jovem LGBTQI+ por meio de ritmos e movimentos. Composto por 6 integrantes, sendo duas mulheres e quatro homens e cada integrante tem histórico e experiências em diferentes áreas da dança.

17 h - Encerramento