DGTI comunica falha em equipamento do Data Center; inserções de dados devem ser refeitas

Publicado por: Reitoria / 13 de Junho de 2018 às 17:26

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) informa que na manhã desta quarta-feira (13), o Data Center do Instituto apresentou uma falha de sincronização no equipamento responsável pela alta disponibilidade dos serviços críticos. O próprio equipamento, em uma tentativa de corrigir automaticamente a falha, restaurou dados antigos (dados de 30/05), sobrescrevendo os atuais em alguns de nossos servidores.

Com isto foi necessário utilizar a cópia de segurança (backup) dos dados realizado através da estrutura de proteção dos dados do Data Center, procedimento realizado com êxito.

Contudo, como o IFMT conta com um espaço de armazenamento limitado para a realização de cópias de segurança, é necessário estabelecer uma rotina de cópia automática dos dados, sendo estabelecida a periodicidade de acordo com a sua criticidade.

Dessa forma, devido a falha ocorreram situações em três servidores nos quais parte das informações foi perdida. São dados que ficaram entre a realização da última cópia de segurança e a falha no equipamento:

O envio de arquivos realizado no SUAP no dia 12/06/2018 foi perdido e precisa ser refeito. É importante salientar que apenas a inserção de arquivos (imagens, pdf, entre outros) foi comprometida. Todos os demais dados e operações realizados estão íntegros (como cadastro de processos, dados do patrimônio, etc).

Os lançamentos realizados no sistema de biblioteca GNUTECA, depois das 13h do dia 12/06/2018 foram comprometidos e precisam ser refeitos.

Toda as inserções realizadas no dia 13/06/2018 entre 05h e 09h na Plataforma de educação a distância da graduação (MOODLE) foram comprometidas e precisam ser refeitas.

A DGTI comunica que já está em contato com analistas técnicos da fabricante dos equipamentos e se encontra a disposição para qualquer esclarecimento ou auxílio adicional.

Marcadores: ifmt_1 dgti_1