Encontro no IFMT Cáceres reúne 10 fanfarras de 6 municípios da região Oeste

Publicado por: Campus Cáceres / 11 de Novembro de 2019 às 17:49

O IV Encontro de Fanfarras da Região Oeste reuniu, na última sexta-feira (08.11), no Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo do Instituto Federal de Mato Grosso cerca de 400 integrantes de 10 fanfarras dos municípios de Cáceres, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal e Salto do Céu.  Na ocasião, a Escola Estadual Criança Cidadã de Cáceres foi anunciada como sede da edição 2020 do Encontro de Fanfarras.

Realizado em parceria entre o IFMT Cáceres e escolas estaduais e municipais das redes pública e privada dos municípios, o encontro apresentou ritmos das cadências e coreografias das fanfarras do IFMT Campus Cáceres; Escola Estadual Francisco Vila Nova do município de Salto de Céu; Escola Estadual 13 de Maio de Porto Esperidião; Escola Estadual Demétrio Pereira de Reserva do Cabaçal; Escola Municipal Arlindo Antônio Nogueira e Escola Estadual Antonio Carlos de Brito de Pontes e Lacerda; Escola Estadual Irene Ortega de Mirassol D’ Oeste; e das escolas cacerenses, Escola Estadual Criança Cidadã, Colégio Adventista de Cáceres e a Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira. O encontro teve ainda a apresentação da Banda do 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres – 2º Befron.

“É um movimento da música que ocorre no interior das escolas. Essa musicalidade, esse encontro que a gente vê no interior das escolas mostra a sua beleza aqui. Nossos estudantes se sentem muito valorizados, através da música, através da arte”, afirma a coordenadora geral do evento, professora da rede estadual, Joana da Silva Santos.

No IFMT Cáceres, o evento contou com a coordenação local dos servidores Célio Jonas Monteiro, Juberto Babilônia Sousa e Carlos Alberto Santos.

Durante a solenidade de abertura do encontro, o diretor-geral do IFMT Cáceres, Salmo César da Silva, destacou a integração e o entusiasmo entre os integrantes das fanfarras, a alegria e o afeto em receber as escolas e do esforço do IFMT para assegurar as condições de sediar o evento.

Entre as autoridades, a mesa de abertura foi composta pela professora Juçara Tinasi de Oliveira, diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do IFMT Cáceres, a coordenadora de extensão do campus, professora Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro e o presidente da comissão local do Encontro de fanfarras, professor Célio Jonas Monteiro. A solenidade contou com a presença do secretário de governo de Cáceres, Jorge Augusto, o coordenador histórico cultural da Secretaria de Turismo e Cultura de Cáceres, Rafael Oliveira Laia e o 2º tenente Jason, do  2º Bfron.

Confira álbum de fotos