Ensino Médio Integrado: Abertas inscrições de candidaturas para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado por: Campus Cáceres / 3 de Agosto de 2016 às 13:35

Jovens estudantes de escolas públicas brasileiras, matriculados no 1º ou 2º ano do ensino médio regular ou ensino técnico integrado ao ensino médio podem se candidatar para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul, PJM.

O projeto criado pelo setor educacional do Mercosul reúne estudantes dos países que integram o bloco — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela - para debater e propor políticas educativas com base no tema central “o ensino médio que queremos” a partir de reflexões sobre eixos como inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.

Segundo Ministério da Educação, responsável pela seleção dos estudantes brasileiros, o objetivo do PJM é promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Inscrições

As inscrições serão realizadas até o dia 5 de setembro. Para inscrever-se os alunos precisam ter boa atuação escolar (frequência, conduta e rendimento); Adaptar-se facilmente à convivência com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas; Ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo MEC.

Os alunos das redes estaduais de ensino devem realizar inscrição nas respectivas secretarias estaduais de educação. Já os alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio devem inscrever-se nas unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Em Mato Grosso, os alunos do Instituto Federal devem protocolar as inscrições em seus campi. A coordenação do IFMT no edital PJM de seleção 2016-2018 é realizada pela professora Cleide Ester de Oliveira, do Campus Bela Vista.

No Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, os interessados devem entregar os documentos de inscrição ao professor Marcos Aparecido Pereira responsável pelo protocolo e encaminhamento das propostas à coordenação da seleção.

Entre os documentos, os interessados devem apresentar Projeto de Protagonismo Juvenil elaborado pelo próprio estudante-candidato; ficha de inscrição devidamente preenchida; cópia de documento de identidade; termo de Autorização do Responsável, devidamente assinado, caso o estudante tenha menos de 18 anos; autorização de Cessão de Imagem e Som e Propriedade Intelectual assinada pelo estudante ou pelo responsável, caso o candidato tenha menos de 18 anos; declaração de Matrícula e carta de recomendação de um professor.

Seleção

Os melhores projetos serão selecionados pelas secretarias de educação dos estados e pelos Institutos Federais e outras instituições que formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Na segunda fase da seleção, o Ministério da Educação lançará o processo eleitoral para escolha dos candidatos com melhores propostas. A eleição será on-line, por meio de um cadastro no portal do MEC, e ocorrerá no período de 17 a 21 de outubro de 2016.

Ao todo serão eleitos 27 representantes do Brasil, um de cada Unidade da Federação, para um mandato de 2 anos no Parlamento Jovem do Mercosul.