Espaço de diálogo: Campus inicia agenda ampliada com equipe pedagógica, pais, mães e responsáveis por estudantes do ensino médio

Publicado por: Campus Cáceres / 14 de Fevereiro de 2020 às 11:28

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo deu início na última semana a agenda continuada 2020 de diálogo com pais, mães e responsáveis por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Durante todo ano a equipe pedagógica a e multiprofissional do campus acompanha e orienta estudantes e familiares sobre o processo pedagógico e de aprendizagem durante o ano letivo.

No último sábado (08.02), a direção de ensino do campus realizou uma reunião ampliada entre equipe pedagógica incluindo docentes e técnicos, e pais, mães e responsáveis pelos estudantes com o objetivo de apresentação do quadro de servidoras e servidores, da estrutura pedagógica e administrativa da unidade e das ações desenvolvidas no último ano e projetadas para 2020.

A agenda teve início com acolhimento das pessoas participantes e um balanço de atividades e perspectivas de ações do campus em ensino, pesquisa e extensão realizado pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, DDE, professora Juçara Tinasi de Oliveira.

No âmbito da gestão financeira e administrativa do campus, o diretor de Administração e Planejamento Marcelo de Oliveira Galvão apresentou a realidade orçamentária do campus, as ações previstas e as prioridades elencadas na tentativa de amenizar os impactos causados pelos recorrentes contingenciamentos no orçamento da instituição, sofridos desde 2017. A agenda contou com a contribuição do coordenador-geral de Administração e Finanças, Natalino de Barros Borges.

Com foco na política de acesso, permanência e sucesso da comunidade estudantil, a presidente da Comissão Permanente Local de Assistência Estudantil, a assistente social do campus, Fernanda Santana de Souza, apresentou a política de assistência estudantil desenvolvida pela instituição e as frentes de atuação com ações no âmbito da saúde, esporte, alimentação, seguro escolar, monitoria, moradia, entre outras ações.

O encontro foi marcado ainda por memórias e reflexões sobre a importância do papel da instituição, socializadas no depoimento do egresso Marcon Diekson Alves Brás, do Curso Técnico em Agropecuária.

As oportunidades geradas pela escola também foram destacadas por Marcos Antonio Ferri, pai do estudante egresso do campus, João Marcos Ferri. João concluiu o ensino médio integrado no campus e hoje cursa o 3º ano do curso de medicina com bolsa integral, fruto de parceria entre o IFMT e a Universidade de Aquino Bolívia (Udabol). O pai do estudante também retornou à vida acadêmica e hoje é estagiário do IFMT Cáceres.

Entre as atividades do encontro foi realizada uma visita guiada às dependências da instituição com apresentação dos setores administrativos, laboratórios, salas de aulas e unidades educativas de produção.