Estudantes do IFMT Cáceres participam da fiscalização no 38º FIPE

Publicado por: Campus Cáceres / 13 de Julho de 2019 às 13:18

A parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário e a coordenação do 38º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPE) conta com a colaboração e participação ativa de mais 80 estudantes dos cursos Técnicos Integrados e Subsequente ao Ensino Médio do campus na fiscalização dos torneios de pesca.  Mesmo em férias escolares, os estudantes se mobilizaram para participar, incluindo a adesão de mais de 60 alunos para atuação voluntária, como orientadores de idosos e crianças na Pesca Sênior e Pesca Infanto-juvenil, realizadas nesta sexta-feira (12) e sábado (13).

“A atuação têm ocorrido nos últimos anos, sempre relacionada a atividade de uma disciplina. Esse ano a situação é diferente porque estamos em férias escolares, então fizemos uma consulta sobre o interesse de participação voluntária de nossos estudantes que manifestaram a vontade de colaborar, com a anuência dos seus pais, mães e ou responsáveis”, explica a presidente da comissão do IFMT Campus Cáceres no FIPE, a jornalista Edna Pedro.

Além das equipes de orientação dos participantes da pesca na praia, estudantes do campus também atuam como medidores e apontadores dos torneios em todas as competições do evento, incluindo a pesca embarcada de canoa a remo e a pesca motorizada. Nestes casos, somada a experiência em outras edições do FIPe, as equipes do IFMT são compostas pela maioria de formandos técnicos em agropecuária.

Sob a coordenação-geral do técnico da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sicmatur), Claudionor Duarte Corrêa e da coordenação de fiscalização e arbitragem conduzida pelo professor da Universidade do Estado de Mato Grosso, doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Claumir César Muniz, o trabalho de organização e fiscalização da pesca contou com agendas de formação com os estudantes em oficinas ministradas no IFMT e na Sicmatur.

Do IFMT, são responsáveis pela orientação dos estudantes, os membros da comissão Iraci de Fátima Pereira, Valdir Araújo, Mônica Tehodoro, Pedro Corrêa e Vagner Aniceto.