Formação para o trabalho: Alunos de Biocombustíveis do IFMT Cáceres visitam usina e conhecem produção de biodiesel em escala industrial

Publicado por: Campus Cáceres / 4 de Abril de 2016 às 15:03

Com o objetivo de aproximação da prática profissional e do mercado de trabalho, alunos do 4º e 6º semestre de Tecnologia em Biocombustíveis do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo conheceram, na última semana, a dinâmica de produção de uma das maiores empresas de biodiesel do país instalada em Mato Grosso. Em visita técnica, coordenada pelos professores Cláudia Roberta Gonçalves e Demétrio de Abreu Sousa, à Fiagril, em Lucas do Rio Verde, os alunos observaram na prática e aprofundaram os conhecimentos desenvolvidos no Curso, nas disciplinas de Laboratório de Produção e Análise Instrumental.

“O objetivo foi atingido e o resultado foi melhor que o esperado. Os alunos expandiram os conhecimentos na área de produção de biodiesel, conhecendo a linha de produção e as análises que são feitas na indústria para controle de qualidade. Voltaram para o Campus com muitas ideias para as práticas de laboratório e de pesquisas aplicadas ”, explica a professora Cláudia.

Engenheira Química e doutora em Biotecnologia, a docente que ministra a disciplina de laboratório de produção e orienta pesquisas na área de Biodiesel destaca também as contribuições da vivência para as pesquisas em Trabalhos de Conclusão de Curso e como abertura de possibilidade para o mundo do trabalho.

“Como a empresa está expandindo precisa de profissionais formados em Tecnologia em Biocombustíveis, então isso traz perspectiva de trabalho para os nossos alunos e é um estímulo para continuarem na área”, destaca Cláudia.

Segundo o professor Demétrio Abreu, doutor em Química, que orienta os alunos na disciplina de Análise Instrumental, a atividade possibilitou aos futuros tecnólogos, além de conhecer o processo industrial de Produção de Biodiesel, em grande escala, visualizar como é realizado o Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Ele destacou o trabalho socioambiental desenvolvido pela usina que envolve cidades da região de Lucas de Rio Verde com a utilização do óleo de fritura no processo de produção, tendo como contribuição a diminuição do resíduo na rede de esgoto das cidades da região norte do Estado.

Para o acadêmico Charles Nunes de Lima, 21 anos, a formação complementar com visitas técnicas, além de possibilitar ao aluno a experiência de conhecer como realmente funciona o ambiente de trabalho, traz ganhos no processo formativo de ensino-aprendizagem.

“A gente ver na teoria é uma coisa. As vezes na sala de aula parece complexo, mas quando vemos na prática é mais fácil de compreender”, afirma Lima, lembrando que a visita técnica abriu as portas da empresa e possibilitou o contato para que os alunos possam realizar o estágio obrigatório.

Assistência estudantil

O acadêmico destacou ainda a importância da politica de assistência estudantil desenvolvida pelo IFMT Cáceres que subsidia a participação em visitas técnicas e em eventos científicos com transporte e ajuda de custo aos alunos.

“Estas experiências são muito importantes para nossa formação. Mas se não houvesse a possibilidade de ajuda de custo e transporte oferecido pela instituição muita gente não conseguiria ir. Então é essencial esse investimento”, conclui Charles.