Ideias inovadoras: Presidente da Fapemat dialoga com servidores do IFMT em Cáceres sobre fomento ao empreendedorismo e Inovação

Publicado por: Campus Cáceres / 25 de Outubro de 2019 às 17:59

Servidores docentes e técnicos do Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, participaram nesta quinta-feira (24.10) de reunião com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva, sobre o edital de fomento ao empreendedorismo e Inovação do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores, Programa Centelha. Em visita ao campus, Silva detalhou informações sobre o Programa que está com inscrições abertas até o dia 18.11.

“O que nós queremos são ideias inovadoras que vão solucionar problemas e resultem em produtos a serem comercializados ou em serviços”, explica Adriano.

De acordo com o gestor, o objetivo da ação é estimular a cultura empreendedora no estado, com fomento a ecossistemas de tecnologia e inovação no universo da produção acadêmica, além de ampliar o diálogo com o cidadão comum sobre boas ideias e produtos inovadores.

“São produzidas muitas dissertações, teses e Trabalhos de Conclusão de Cursos, mas o nosso propósito é que não fique só no acadêmico, mas que possa fazer interface com o cidadão”, destaca.

O processo para submissão da proposta no Programa Centelha é simples e pode ser feito por qualquer pessoa física, moradora de Mato Grosso, com mais de 18 anos. Para a inscrição a pessoa interessada deve preencher um formulário no site do programa com a indicação de um problema a ser resolvido e da proposta de ideia inovadora e o seu diferencial, além da composição da equipe de trabalho com até 4 membros.

As 28 propostas aprovadas no final do processo serão inscritas em CNPJ, receberão além de formação, monitoria e todo auxílio técnico, um aporte financeiro de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).

Segundo o diretor-geral do campus, Prof. Salmo César da Silva, a agenda é importante por favorecer os espaços de diálogos entre os servidores e a Fapemat no sentido de promover ações conjuntas a serviço da sociedade no âmbito da educação técnica e tecnológica. “É fundamental esse diálogo frequente para o fortalecimento de nossas instituições e o incentivo a busca por alternativas para os problemas da sociedade. O nosso campus está sempre aberto”, aponta o diretor.

Participaram da apresentação do programa, servidores e gestores do campus no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

Programa Centelha

Desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Programa, em Mato Grosso, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).

Inscrições e outras informações no site https://programacentelha.com.br/mt/

Marcadores: centelha fapemat_1