IFMT Cáceres apresenta resultados de 77 trabalhos na Mostra Iniciação Científica no Pantanal

Publicado por: Campus Cáceres / 13 de Novembro de 2015 às 08:00

Resultados de mais de setenta projetos de ensino desenvolvidos nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT Cáceres serão apresentados nesta sexta-feira (13/11) durante a IV Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. O evento realizado em conjunto pelo IFMT Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, por meio do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática, reunirá trabalhos de iniciação científica desenvolvidos em escolas da rede de educação básica de Cáceres.

Os trabalhos do IFMT Cáceres são desenvolvidos por meio de projetos complementares de ensino que integram o projeto 'Ensino Baseado em Investigação: Iniciação Cientifica no Ensino Médio Integrado ao Técnico', coordenado pela professora Rita de Cássia Pereira Borges.

Orientados por 27 servidores do Campus, os trabalhos são realizados por mais de 300 alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas e Informática.

As ações são financiadas pelo IFMT que investe, no orçamento de 2015 do Campus, o valor de R$ 31.176,72 para execução dos projetos subsidiando a aquisição de material de consumo como papel, substratos e reagentes, entre outros elementos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos. Os recursos também serão investidos na impressão dos cadernos de Resumos da Mostra.

A instituição subsidia também, com recursos próprios, o almoço ofertado a todos os participantes da Mostra.

Segundo o Coordenador-Geral de Ensino do IFMT Cáceres, Professor Fabiano Rocha os projetos são resultados da dedicação dos servidores e alunos em promover a integração entre ensino, investigação científica e divulgar esses resultados para a sociedade, além do esforço da instituição em subsidiar e apoiar as ações.

“O IFMT Cáceres empenha esforços para garantir total apoio a realização dos projetos, incluindo previsão financeira para suporte às atividades. Somente este ano, institucionalizamos 88 projetos que serão apresentados à sociedade pela Mostra Científica”, informa o professor.

A Mostra será realizada no Ginásio de Esportes da Unemat, localizado na Cidade Universitária, em Cáceres. Os trabalhos serão expostos das 9 às 17 horas desta sexta-feira.

O IFMT Cáceres oferece transporte para os alunos da instituição com três linhas de ônibus saindo dos bairros até a cidade Universitária, e transporte do IFMT até o evento.