IFMT Cáceres forma Técnicos em Agropecuária com inserção no mundo do trabalho e na vida acadêmica

Publicado por: Campus Cáceres / 9 de Agosto de 2019 às 18:54

Mais de 80 %  da turma formanda 2019/1 já está inserida no mundo do trabalho e ou em formação universitária

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo realizou na noite desta quinta-feira (08.08), a solenidade de colação de grau de formandos 2019/1 do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. Entre os novos profissionais, mais de 80 % da turma já assegurou o ingresso no mundo do trabalho (46,4 % dos formandos)  e ou na vida acadêmica (35,7 %) com aprovação em vestibulares.

" A nossa maior riqueza e alegria é poder partilhar com vocês essas vitórias. É o que fortalece o sentido da educação pública, gratuita e de qualidade pela qual todos nós nos dedicamos. Esta casa é de vocês, dos seus filhos e filhas e das futuras gerações" , afirmou o diretor-geral do IFMT Cáceres, professor Salmo César da Silva, durante a cerimônia que contou com a presença  de docentes, técnicos administrativos, colaboradores e de familiares e amigos dos formandos.

Na voz do orador da turma, o técnico em Agropecuária, José Advan Pereira Pedrosa Junior, a emoção das formandas e formandos representada no texto da técnica Kely Regina dos Santos sobre os compromissos éticos e expectativas da vida profissional com o universo de produção e das novas tecnologias na busca da sustentabilidade do planeta, na aplicação do conhecimento, sem perder de vista os valores culturais.

"Honrando o esforço daqueles que são as nossas raízes, aqueles que investiram em nós, por acreditar tanto no nosso potencial que trocaram ( e trocam) suas vontades para que pudéssemos viver a nossa, orgulhosos de dizer que seu filho, filha, esposa, amigo, irmão ..., em breve representará uma pequena parte de um processo que integra o homem com o campo", destaca.

Cumprindo o ritual de formatura, a técnica Patrícia Fagundes de Souza conduziu o juramento profissional perante à comunidade e a mesa de autoridades acadêmicas composta pela Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do IFMT Cáceres, professora Juçara Tinasi de Oliveira; Diretor de Administração e Planejamento, Marcelo de Oliveira Galvão, o Coordenador-geral de Ensino, Professor Marcos Aparecido Pereira e o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Fernando Rodrigues Maciel.

A turma foi conduzida pelo patrono professor Pedro Aurélio Tataíra da Costa e pelos paraninfos, professor Antônio Nobre da Silva e professora Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi.

Entre os servidores presentes, foram homenageados o professor Juberto Babilônia de Sousa que atuou como coordenador do curso em todo o percurso formativo da turma, a professora Andrea Luiza Ramos Pereira Xisto, professora Juçara Tinasi de Oliveira e as técnicas administrativas, coordenadora de Estágio Fabiane da Silva Arruda e a coordenadora-geral de Atendimento ao Educando, Iraci de Fátima Pereira.

Moção de aplausos

Durante a cerimônia, a instituição homenageou com a entrega de moção de aplausos estudantes que alcançaram os três primeiros lugares com maior coeficiente de rendimento do curso. Os destaques foram para José Advan Pereira Pedrosa Júnior (maior coeficiente), seguido por Matheus Henrique Breve Faria e Daniely Christina Mendes Costa.

Álbum de fotografia em breve