IFMT Cáceres lamenta falecimento do professor Carlos Maldonado, ex-reitor da Unemat

Publicado por: Campus Cáceres / 30 de Janeiro de 2016 às 17:23

A direção-geral do IFMT Campus Cáceres, em nome de toda comunidade escolar, lamenta o falecimento do professor Carlos Alberto Reyes Maldonado (54 anos), ocorrido neste sábado (30.01) no hospital Amecor em Cuiabá, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Primeiro reitor e um dos fundadores da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Maldonado teve atuação marcante na educação de Mato Grosso e deixa um grande legado como intelectual e pensador de políticas públicas de educação e de gestão e organização de práxis pedagógicas solidárias e inclusivas. Entre as contribuições deixa a história marcada como o gestor que idealizou e contribuiu com a expansão e interiorização do ensino superior em Mato Grosso.

Natural de Campinas, São Paulo, Maldonado dedicou 30 anos de sua vida à educação em Cáceres e em Mato Grosso. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, USP, ele era professor de Ciências Sociais do Curso de Direito no Campus Jane Vanini, em Cáceres.

Na década de 80, foi um dos articuladores da fundação do Centro de Direitos Humanos Dom Máximo Biennès, em Cáceres, onde atuou como Diretor Executivo e Assessor Jurídico de 1987 a 1989. Membro da Comissão Executiva do Movimento Nacional de Defesa dos Direitos Humanos (MNDH), Maldonado participou da criação da Associação Nacional dos Advogados das Lutas Populares – ANAP e do fortalecimento institucional do MNDH.

Como diretor presidente da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres, entre 1989 a 1993, e primeiro reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, de 1993 a 1996, além da formulação e implementação do projeto da Unemat, Maldonado também foi coordenador nacional da Comissão Especial de Integração entre Universidades e Sistemas de Ensino, onde realizou levantamento das demandas de formação docente propondo uma política nacional de formação e financiamento.

Maldonado foi também secretário de Educação do Estado de Mato Grosso e do município de Cuiabá e Coordenador do Escritório Regional da Unesco em Mato Grosso.

Neste sábado, durante todo o dia, amigos e familiares prestaram suas homenagens e despedidas ao professor no velório realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Cáceres.

Foto: Secom-MT