IFMT Cáceres realiza intervenções didáticas com plantas alimentícias para facilitar aprendizagem de botânica

Publicado por: Campus Cáceres / 19 de Junho de 2019 às 18:33

Com o objetivo de aprender e socializar conhecimentos sobre famílias botânicas associados aos saberes sobre plantas utilizadas para alimentação, equipes formadas por estudantes do 3º semestre do curso de bacharelado em Engenharia Florestal do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo realizam projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão sobre ‘aprendizado da botânica a partir do uso comestíveis das plantas’. Entre as etapas do projeto, as equipes realizaram, na última semana, Mostra Gastronômica com exposição de trabalhos e degustação dos pratos no saguão do campus.

As atividades coordenadas pela professora Iris Gomes Viana, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia reúnem as metodologias desenvolvidas na disciplina de Taxonomia Vegetal com o propósito didático de facilitar a aprendizagem, a partir dos saberes e sabores presentes na culinária,  e de difundir os conhecimentos na área  de sistemática e taxonomia botânica com base no estudo da classificação, identificação e nomenclatura dos vegetais.

“Para o entendimento da importância do conhecimento científico da botânica e a construção de um processo didático de facilitação dessa aprendizagem, nós partimos de algo que está presente no cotidiano das pessoas e então chamamos a atenção para as famílias botânicas com base na alimentação”, afirma a professora.

A partir das aulas teóricas e práticas da disciplina com coleta e atividades taxonômicas, as equipes de estudantes escolheram os vegetais para a confecção dos pratos, pesquisaram caraterísticas botânicas das famílias e das espécies escolhidas e o centro de origem das plantas e de como elas chegaram na culinária brasileira. A etapa de confecção dos pratos para exposição e degustação exigiu, além do estudo atento sobre as propriedades das receitas, muita criatividade na produção e apresentação dos alimentos.

Nomes científicos de famílias vegetais como Rutaceae, Rubiaceae, Fabaceae, Amaranthaceae, Moraceae, Musaceae, Bromeliaceae, Lauraceae, Myrtaceae, Anacardiaceae, Arecaceae e Malvaceae foram sendo desvelados na exposição a partir de bebidas e pratos doces e salgados produzidos com vegetais citros como limão e laranja; café; amendoim; araruta; figo; banana; abacaxi; abacate; cravo-da-índia; caju; coco-da-bahia; cacau e cupuaçu.

“Nós descobrimos muitas utilidades diferentes com possibilidade de uso desses vegetais. Na laranja, por exemplo, além uma diversidade de alimentos, chás, bebidas aproveitando desde a casca, folhas e sementes, descobrimos que a origem desse vegetal é um cruzamento da espécie cimboa com a tangerina. A metodologia desenvolvida facilitou muito os estudos taxonômicos das famílias botânicas”, afirma a acadêmica Jovânia Ferreira da Silva.

Para além da utilização dos vegetais na alimentação, as seis equipes pesquisaram a importância econômica, ecológica e ambiental de cada planta e outros usos como medicinal e no setor madeireiro. Entre os exemplos, a Mostra destacou a importância do amendoim para a conservação ambiental com a sua contribuição para o enriquecimento do solo a partir da captura de nitrogênio.

Ao término da atividade foram aplicados questionários entre as pessoas participantes com avaliação sobre a apresentação de cada grupo, o conhecimento do vegetal e do alimento e levantamento de outros usos para cada espécie.  O projeto prevê ainda oficinas com a comunidade externa, elaboração e publicação de relatórios em forma de artigos científicos, com a pesquisa sobre os vegetais e as famílias botânicas e a avaliação do público na mostra.