IFMT Cáceres reforma rede elétrica e projeta instituição para os próximos 20 anos

Publicado por: Campus Cáceres / 27 de Fevereiro de 2019 às 16:36

Para assegurar o funcionamento dos setores e a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, o Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo executou 200 mil reais em serviços de manutenção da rede elétrica de alta tensão do campus. O recurso adquirido por meio de Termo de Execução Descentralizada com o Ministério da Educação, em 2018, possibilitou, de acordo com o diretor – geral da unidade, professor Salmo César da Silva, investimentos na rede de energia que subsidia e projeta o campus para as próximas duas décadas.

"Essa reforma é estrutural. Trata-se de uma demanda que implica nas ações da nossa instituição que caminha para os 40 anos de existência, inclusive no sentido de projetar o campus pelo menos para os próximos 20 anos com serviços de rede elétrica e obtenção e instalação de equipamentos que têm perspectiva de vida útil com essa média de tempo", afirma o diretor.

Salmo destaca o empenho da equipe de servidores do campus que atuou desde a elaboração e apresentação da proposta à Reitoria, até o diálogo mediado pela administração superior do IFMT com o MEC para a garantia dos recursos, a partir da boa elaboração do Plano de Trabalho, confecção de Planilha Orçamentária com detalhamento dos objetos e acompanhamento das ações até fechamento dos serviços contratados.

De acordo com o diretor do Departamento de Administração e Planejamento do campus, Marcelo de Oliveira Galvão, o trabalho foi realizado com base em demanda de infraestrutura levantada como prioritária durante a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, PDI (2019/2023), por meio de ferramenta de planejamento chamada matriz F.O.FA. que mapeou, a partir do diálogo com a comunidade interna, as Forças e Fraquezas, as Ameaças e Oportunidades da instituição. A execução dos serviços de reforma e manutenção da rede elétrica de alta tensão está entre as metas do PDI já alcançadas pelo campus.

"Discutimos no Plano Diretor e apontamos, durante a elaboração do PDI, a necessidade de infraestrutura e manutenção da rede de energia do campus, como condição para o bom andamento das nossas atividades. Com as medidas efetivadas já estamos alcançando essa meta para garantia dos trabalhos da instituição e o bem-estar da comunidade escolar", ressalta Galvão.

Entre os serviços foram executados a reforma da Casa de Força como é chamada a cabine central de medição; a manutenção e substituição de parte da rede de alta tensão existente e balanceamento de rede por meio de instalação de transformadores. As medidas buscam corrigir sobrecarga e quedas constantes da rede de energia e modernizam a manutenção da rede ao possibilitar o controle por setores, não sendo mais necessário, por exemplo, paralisar os serviços de todo o campus para ações de manutenção setorizada da rede.

O Campus Cáceres completa no próximo ano, o quadragésimo aniversário de sua fundação como antiga Escola Agrotécnica Federal de Cáceres. A última grande reforma nas redes elétricas de alta, média e baixa tensão ocorreu ainda na década de 90.