IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo é homenageado no 36º FIPe

Publicado por: Reitoria / 19 de Junho de 2017 às 09:46

O Instituto Federal de Mato Grosso, através do Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, recebeu homenagem pública no encerramento do 36º FIPe – Festival Internacional de Pesca Esportiva, realizado no período de 07 a 11 de junho de 2017, na cidade de Cáceres; pela parceria inédita firmada na colaboração ao evento, desenvolvida pelos servidores e discentes em inúmeras Oficinas e Palestras no Projeto Tendas Ambientais”; na Fiscalização das Pescas Infanto-juvenil, Sênior, Pesca de Canoa e Pesca Embarcada Motorizada e também no Stand, e Laboratório Móvel/Trailer do IFMT que teve grande público, na exposição de projetos desenvolvidos no campus, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, em degustações de alimentos e exposição de produtos.

A Prefeitura Municipal de Cáceres, SICMATUR - Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo, através do Prefeito Francis Maris Cruz e Júnior Cesar Trindade, entregaram nas mãos do Prof. Salmo César da Silva, Diretor-Geral do Campus; Juçara Tinasi, Diretora de Desenvolvimento Educacional, e Monique Virães Barbosa dos Santos, presidente da Comissão de Participação no 36º FIPe, o troféu de reconhecimento público pela parceria, que nesta edição, obteve o título de Capital Nacional da Pesca Esportiva, também entrou para o livro dos recordes com o maior campeonato sênior e maior campeonato de pesca esportiva infanto-juvenil do País.

Para o Diretor-Geral do campus, professor Salmo, “A participação no 36º FIPe foi histórica, onde todos os objetivos foram alcançados. Só temos a agradecer a todos os servidores da Comissão Interna de participação no FIPe, e nossos valorosos alunos que trabalharam diuturnamente pra levar a marca do IFMT. Agradecimentos a Prefeitura Municipal de Cáceres pela confiança, e também a Reitoria, e todas as Pró-reitorias pela grande contribuição na nossa participação.”

Oficinas e Palestras no projeto Tendas Ambientais

Professores e alunos do Campus Cáceres marcaram presença no projeto, abordando várias temáticas ambientais em oficinas e palestras para um público formado por alunos da rede pública e privada de ensino, com idade a partir de seis anos. Os temas abordados nas oficinas foram "Um conto da natureza", ministrada pelo Profº Mahal Massavi e alunos orientados; "Preservação Ambiental e Abelhas sem ferrão" e "Racionalização e reciclagem de lixo doméstico criando minhocas", pelo Prof. Carlos Donizeti; "Aquaponia: Produção Integrada de Peixes e Vegetais com Reuso de água", pela Profª Monique Virães e alunos orientados, "Tintando a Terra – Pinturas, produções e ilustrações de mini-livros: O autor é você”, pelas Professoras Claudinéia Maldonado, Maribel Ávila, Inêz Montecchi, Denise Dalmás e alunos orientados. Já os temas das palestras foram: "Conscientização Ambiental de Ribeirinhos, Pescadores e Turistas no Rio Paraguai: resultados de projetos, pelo técnico administrativo Saulo Nobre; "Projeto Fauna no Campus", pelo Prof. Mahal Massavi; e "Uso dos recursos naturais e reflexos no Meio Ambiente", pelo Prof. Reginaldo Medeiros.

Fiscalização do Campeonato de Pesca

Na fiscalização do Campeonato de Pesca, houve a participação de 194 fiscais, todos alunos dos diversos cursos do IFMT Campus Cáceres, sob a Coordenação Geral da Professora Monique Virães, docente da disciplina piscicultura, e ainda de 10 servidores, José Américo, Letícia Brito, Emerson Figueiredo, Edson Coutinho, Andrea Xisto, Admilson Cunha, Everton Almeida, Jaqueline Pereira, Reginaldo Medeiros e Paulo Barros.

O aluno João Pedro Garcia, da turma 1º A do Curso Técnico em Agropecuária Integrado, comenta “Achei muito legal a participação do IFMT, pois é uma honra para escola auxiliar no grande evento que é o FIPe”. A aluna Débora Laís, da mesma turma , enaltece “O que eu mais gostei foi de ver o brilho no olhar das crianças ao participar do evento, e de estarmos presente naquele momento”. O discente João Victor, da turma 1ºB e que também participou como fiscal na modalidade Infanto-juvenil, considerou “Muito bom, uma experiência única, que várias pessoas gostariam de ter, nos divertimos muito. Gostei de ter representado o instituto e ver a felicidade das crianças”. A discente Kátia Utre, do curso de Bacharelado em Engenharia Florestal e que participou como fiscal nas modalidades Canoa e Embarcada, diz “Foi muito bom participar como fiscal no Campeonato. Foi uma experiência inesquecível”.

A professora Monique destaca “Foi uma experiência gratificante levar os alunos para fazerem parte da fiscalização do Campeonato de Pesca, pois percebi que eles se sentiram valorizados e bastante felizes por contribuírem no principal evento da cidade. Agradeço imensamente aos servidores e alunos, pela grandiosa participação, não só no campeonato, como também nas Oficinas, Palestras, Stand e Trailer Cozinha; e à comissão organizadora do FIPe, pelo convite”.