Reitor do IFMT entrega certificado para associação de catadores pelo serviço prestado no IFestança

Publicado por: Reitoria / 18 de Setembro de 2019 às 10:19

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor Willian Silva de Paula, entregou nesta terça-feira (17/09), um Certificado de Parceria para a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis Mato Grosso (ASMATS), Maria Aparecida Nascimento, pelo serviço prestado no IFestança, festa junina promovida anualmente pelo IFMT, com intuito de reunir a comunidade acadêmica e familiares. A parceria visa à conscientização dos participantes do evento para a importância de uma vida mais sustentável.

Willian de Paula destacou que recebeu Maria Aparecida Nascimento, conhecida carinhosamente por Cidinha, que está á frente da ASMATS executando um bom trabalho e faz com que a instituição tenha contato com essa associação que trabalha com materiais reciclados.

“A Associação veio nesta última edição do IFestança como parceira para fazer todo o trabalho de conscientizar todos os festeiros que lá estavam. Além de conhecer o trabalho da associação e cuidar dos resíduos da forma como devem ser cuidados. Mais uma vez o Instituto Federal de Mato Grosso vem oportunizar novos parceiros para estarmos juntos, principalmente para uma ação que torne o cidadão mais consciente com relação ao destino do nosso lixo”, disse o reitor.

Maria Aparecida Nascimento explicou que a ASMATS realiza há bastante tempo o trabalho de coleta seletiva nos eventos fazendo uma destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados. “Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer o IFMT por nos convidar a realizar esse trabalho no IFestança. Os catadores vivem de material reciclado. Mostrando o nosso trabalho, podemos apresentar à população que podemos atuar não só nesse evento, mas em vários outros. Dessa forma, estaremos contribuindo com a sociedade e realizando uma destinação ambientalmente correta. Até para não poluir e ficar uma festa feia”, conta.

Cidinha como é conhecida, explicou que a ASMATS atua a alguns anos no “Cidadão Ribeirinho” que é um projeto no Pantanal Mato-grossense de coleta seletiva. Ela explicou que o Poder Judiciário de Mato Grosso leva os catadores uma vez por ano até o Pantanal para fazer as coletas. O “Vinde e Vede” que é um evento da Arquidiocese de Cuiabá é atendido pela ASMATS há quatro anos. A apresentação “Paixão de Cristo” sempre fizeram, mas não teve no último ano e esse ano também não. A Festa do Trabalhador que a Fiemt promove já alguns anos e o MultiAção que ocorre uma vez por mês, em bairros periféricos e estamos lá coletando os resíduos gerados.

Ao ser questionada sobre o que representa para a associação ter recebido esse certificado, ela salientou que “é um reconhecimento do nosso trabalho. É difícil você receber um certificado, assim como o IFMT passou para nós. Um órgão federal, uma festa tão linda e maravilhosa. Esse certificado com certeza a associação vai expor e nós ficamos muito felizes. Como representante dos catadores, somos quase 60 que a ASMAT tem. Você não sabe a imensa alegria e prazer que será chegar lá e entregar para eles esse certificado. Mostrando que nosso trabalho foi reconhecido”, finalizou.