IFMT lança edital para financiar pré-incubação de ideias e projetos de negócios

Publicado por: Reitoria / 20 de Agosto de 2018 às 16:10

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador nos estudantes do IFMT, promovendo o desenvolvimento de micro e pequenas empresas com produtos, serviços ou processos inovadores, a Pró-reitoria de Extensão e a Ativa Incubadora de Empresas lançaram nesta segunda-feira (20) o Edital nº 80/2018, de pré-incubação de ideias e projetos de negócios. Serão selecionados sete projetos por campus. Cada projeto terá direito a taxa de bancada no valor de até R$ 1 mil, totalizando R$ 21 mil em fomento.

As inscrições podem ser feitas no período de 22 de agosto a 04 de setembro. No período de 22 a 31 de agosto será realizado um evento de sensibilização para o edital. A divulgação das inscrições homologadas (05/09), assim como dos Resultados Preliminar (17/09) e Final (20/09) será realizada no Sistema Unificado de Administração Pública, www.suap.ifmt.edu.br. Será possível interpor recurso nos dias 18 e 19 de setembro.

Apenas os servidores e estudantes dos campi Cáceres, Campo Novo do Parecis e Sorriso, que contam com os Núcleos da Ativa Incubadora já implantados poderão participar deste edital. Os projetos poderão ser submetidos por equipes compostas por, no máximo, três estudantes mais um servidor efetivo ativo ou inativo. O servidor coordenador da proposta deverá assumir a mentoria do projeto. O servidor proponente poderá submeter apenas um projeto e cada estudante poderá compor equipe de apenas um projeto.

A ideia/projeto poderá ter sócios investidores (pessoa física ou jurídica) que não tenham participação majoritária no projeto. O proponente poderá indicar uma empresa que patrocine e/ou auxilie na mentoria do desenvolvimento do projeto. A indicação do auxílio externo para a mentoria ainda que não seja obrigatória contará nos critérios de seleção. Os projetos submetidos deverão, preferencialmente, estar concentradas nos cursos ministrados nos campi do IFMT, podendo haver interação entre os mesmos.

Submissão da proposta - O servidor deverá encaminhar a proposta pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), através do site do IFMT, no endereço https://suap.ifmt.edu.br, módulo extensão. No preenchimento do formulário do projeto devem ser observados os seguintes aspectos: resumo; justificativa da proposta; fundamentação teórica; objetivo geral; metodologia da execução; acompanhamento e avaliação dos projetos durante a execução; resultados esperados; referências; caracterização dos beneficiários; equipe; metas/atividades; planos de aplicação e desembolso.

As propostas serão avaliadas pelo seu caráter inovador; potencial de impacto socioeconômico; foco do negócio com a demanda regional; possibilidade de viabilização/implantação; perfil empreendedor do candidato e parceria externa. A homologação das inscrições se dará após a pré-avaliação dos projetos pelo Campus.

Seleção em duas etapas - Os proponentes inscritos e homologados deverão participar das duas etapas do processo de seleção para que tenham possibilidade de contemplação. O processo ficará a cargo do Núcleo da Ativa, sendo gerenciado pelo Gestor Local, e será constituído por um Workshop, nos dias 06 e 07 de setembro, quando serão realizados dois treinamentos: um sobre o processo seletivo da Ativa, no qual será explicado aos proponentes seus direitos e deveres ao participar da Pré-Incubação; e outro sobre como elaborar apresentações no formato Pitch.

A segunda etapa, nos dias 12 e 13 de setembro, será a de Apresentação (Pitch) presencial e outra gravada em vídeo do projeto submetido ao edital para a Banca Multidisciplinar de Avaliação, a ser definida pelo Núcleo da Ativa. Tanto o Pitch presencial quanto o gravado deverão ter duração máxima de cinco minutos. A Banca Multidisciplinar de Avaliação terá até 10 minutos para realização de perguntas após as apresentações presenciais de Pitch. O vídeo 1 poderá ser gravado por todos os integrantes da equipe do projeto submetido.

​Os selecionados – O período de Pré-Incubação será de 24 de setembro a 21 de dezembro de 2018. Os proponentes selecionados para participação na Pré-Incubação da Ativa devem firmar um acordo com a incubadora por meio do Contrato de Pré-incubação a ser assinado no início das atividades como pré-incubado. Os empreendedores pré-incubados deverão encaminhar as atividades obrigatórias até o encerramento do período de Pré-Incubação, para a Ativa Incubadora de Empresas, por meio do endereço eletrônico ativa@ifmt.edu.br. ​

Ao final da Pré-Incubação, o empreendimento cujas atividades apontarem a viabilidade da proposta, poderá ser vinculado à Ativa, na categoria de Empresa Incubada, mediante aprovação dos gestores da incubadora e conforme capacidade nos Núcleos da Ativa. A entrega do Canvas, Lean Canvas, MVP e Vídeo 2 deverá ser feita até 21 de dezembro de 2018.

Mais informações e esclarecimentos poderão ser obtidos na Ativa Incubadora, pelo telefone (65) 3616-4137 e/ou por meio do endereço eletrônico ativa@ifmt.edu.br, destacando no assunto do e-mail, entre colchetes, a identificação deste edital (deve-se usar a expressão “[Edital de Pré-Incubação 2018]” e, em seguida, o assunto em questão).

Acesse abaixo a íntegra do Edital 80/2018.