IFMT lança edital para Mestrado Acadêmico em Ensino

Publicado por: Reitoria / 4 de Outubro de 2017 às 16:01

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) lançou, no dia 03 de outubro, o Edital 96/2017 que trata do processo seletivo para o curso de Mestrado Acadêmico em Ensino, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn), realizado em parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic).

As inscrições serão feitas no período de 23 a 27 de outubro. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 14 de dezembro e o período de matrícula e entrega de documentos será de 05 a 09 de fevereiro de 2018, na Secretaria de Documentação Escolar do IFMT - Campus Cuiabá.

As aulas terão início a partir de março de 2018, sendo três as linhas de pesquisa: Ensino de Linguagens e seus Códigos, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar e Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas Tecnologias.

Estão sendo ofertadas vinte vagas, dez para os candidatos que se inscreverem pelo IFMT e dez vagas pela Unic, que realizará processo seletivo com edital próprio. Das vagas do IFMT, nove serão para ampla concorrência e uma será reservada para negros/as (pretos/as e pardos/as), quilombolas e indígenas, visando ao atendimento da Portaria Normativa nº 13, de 11 de maio de 2016, que dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação no Brasil.

Para os candidatos que optarem por orientadores do IFMT, as inscrições devem ser feitas no site da Seleção do IFMT – https://selecao.ifmt.edu.br , no período de 23 a 27 de outubro de 2017 e, neste mesmo período, entregar a documentação prevista em edital, no Setor de Protocolo do IFMT - Campus Cuiabá-Cel. Octayde Jorge da Silva, localizado na Rua Profª Zulmira Canavarros, n º 93, Centro, CEP: 78.005-200, Cuiabá/MT. O horário de atendimento para inscrições presenciais será das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

O candidato que optar pela inscrição por correspondência deve encaminhar os documentos via correio, preferencialmente via Sedex, para o IFMT - Campus Cuiabá-Cel. Octayde Jorge da Silva – Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEn, no endereço acima citado.

Após preencher o formulário de inscrição e o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) que deverá ser efetuado somente em dinheiro e, preferencialmente, no Banco do Brasil. A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 27 de outubro.

Os interessados em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição tem o prazo de 16 a 17 de outubro de 2017, até às 17 horas (horário oficial de Mato Grosso). Os pré-requisitos são:

•              Ter cursado, integralmente, o ensino médio e o ensino superior na rede pública de ensino (Municipal, Estadual ou Federal);

•              Não ter estudado na rede particular de ensino do 1° ao 3° ano do ensino médio e graduação, a não ser como beneficiário de bolsa integral de estudos;

•              Comprovar renda familiar atualizada não superior a 02 (dois) salários mínimos;

•              Comprovar residência no estado de Mato Grosso;

•              Preencher no endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br/  todos os itens do formulário de inscrição socioeconômico.

Ao solicitar a isenção da taxa de pagamento, o candidato deverá comprovar os requisitos mencionados no edital e apresentar os documentos requeridos. No dia 20 de outubro de 2017 o IFMT divulgará o resultado do benefício de isenção no endereço eletrônico – https://selecao.ifmt.edu.br

O candidato que tiver o pedido de isenção do pagamento de taxa INDEFERIDO deverá fazer o pagamento no período previsto para a inscrição. Já o candidato que tiver o pedido de isenção DEFERIDO deverá dar prosseguimento à entrega de documentos necessários, conforme edital.

A divulgação do resultado das inscrições será no dia 03 de novembro de 2017, no site https://selecao.ifmt.edu.br/ e na secretaria do PPGEn do IFMT.

O processo seletivo terá duas fases: a Fase I, composta por prova de conhecimentos específicos, com nota de zero a dez, de caráter eliminatório e classificatório, e a Fase II composta por análise de pré-projeto de pesquisa e entrevista com o Conselho do PPGEn ou banca por esse designada, de caráter eliminatório e classificatório. A entrevista versará sobre os itens do pré-projeto de pesquisa; o currículo do candidato; a experiência extra-acadêmica e a disponibilidade do PPGEn.

O comprovante de proficiência em língua estrangeira é de caráter não eliminatório e o candidato terá o prazo de 1 ano após seu ingresso no programa para obter a aprovação chancelada por instituições oficiais.

A divulgação do resultado final do Processo Seletivo para o Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino está prevista para o dia 14 de dezembro de 2017, no site https://selecao.ifmt.edu.br/  e na página do Programa.

A matrícula deverá ser realizada na Secretaria Geral de Documentação Escolar do IFMT -Campus Cuiabá, no período de 05 a 09 de fevereiro de 2018. Maiores informações sobre este processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3318-1465.