IFMT tem quatro projetos selecionados pelo Programa Centelha da Fapemat

Publicado por: Reitoria / 25 de Agosto de 2020 às 17:11

Nanotecnologia, Agroindústria, Geoengenharia e Química e novos materiais
são as temáticas dos projetos selecionados

Quatro iniciativas desenvolvidas por servidores e estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso estão entre os selecionados finalistas do Programa Centelha, de apoio a empreendimentos inovadores. O resultado preliminar (anexo) foi divulgado na segunda-feira (24), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), executora do programa.

Foram aprovados os projetos “Micro Cervejaria de Mulheres da Reforma Agrária”, do servidor do IFMT campus Cáceres – Olegário Baldo, professor Admilson, Costa da Cunha e “Nanopartículas a partir de frutos inteiros do café verde”, da discente do campus Cuiabá Bela Vista, Wanessa Costa Silva Faria. Na lista de espera estão os projetos "Parecis Drones", do professor do campus Diamantino, Fernando João Bispo Brandão, que contou com a orientação da equipe da Ativa Incubadora de Empresas do campus Campo Novo do Parecis e "Microrganismos para controle biológico de pragas agrícolas" do discente do campus Lucas do Rio Verde, Kassio de Marco.

“As inciativas receberam apoio do capital intelectual dos nossos servidores e da Ativa Incubadora. Essa seleção é um reconhecimento da atuação do IFMT com empreendedorismo no Estado e das empresas que tem surgido a partir das ações da instituição. O aporte de recurso externo nos empreendimentos é fundamental para as empresas se estruturarem”, comemora a gerente da Ativa, Léa Morais.

O resultado final será divulgado no dia 10 de setembro de 2020.

Programa Centelha - Visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora. O programa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).