Iniciação Científica: Abertas inscrições para a 7ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal

Publicado por: Reitoria / 10 de Abril de 2018 às 08:58

Alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas de Mato Grosso podem se inscrever na 7ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, até o dia 7 de maio. Nesta edição, o evento pretende reunir, além de estudantes de Cáceres, jovens vindos de outros 13 municípios do estado.

A Mostra acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, em Cáceres, mas os jovens pesquisadores já devem ir se preparando. “A proposta é que a equipe faça a sua investigação ao longo do ano letivo, a partir de uma questão problema surgida da observação de fenômenos ou situações vividas no cotidiano, em uma das diferentes áreas da Ciência, para depois apresentar ao público os resultados no formato de pôster, explicando-o oralmente”, disse um dos organizadores, o professor Marcos Borges.

Passo a passo para inscrição - Os jovens pesquisadores devem formar equipes, de no mínimo dois e no máximo quatro alunos do mesmo ano de escolaridade, sob a orientação de um professor.

Para a elaboração do projeto de iniciação científica, a escolha do tema é livre, podendo abranger qualquer área do conhecimento: “Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias”, “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Ciências Humanas e suas Tecnologias” ou ainda ser interdisciplinar.

É necessário preencher a ficha de inscrição (disponível em www.mostranopantanal.com.br), fornecendo as informações solicitadas. Após, o orientador receberá via e-mail a confirmação da inscrição.

Categorias - Para representar a escola/município, os projetos devem ser executados ao longo do ano letivo em uma das quatro categorias.

Categoria 1: Iniciação Científica Mirim – alunos do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano). Tem por objetivo incentivar e valorizar o interesse pela indagação, observação e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Categoria 2: Divulgação Científica – alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano). Visa valorizar a habilidade de demonstrar, reunir, articular e comunicar o conhecimento científico já produzido.

Categoria 3: Incentivo à Pesquisa – alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) e Ensino Médio, objetiva valorizar o método de investigação científica para a explicação de fenômenos e conceitos, situações vividas no dia a dia, estimulando a produção de conhecimento dos alunos.

Categoria 4: Desenvolvimento Tecnológico – alunos do Ensino Médio. Tem por objetivo incentivar a produção de novos produtos e materiais tecnológicos.

Ajuda de custo - Os 30 resumos dos trabalhos de iniciação científica selecionados, não pertencentes às escolas de Cáceres, receberão ajuda de custo, referente ao transporte terrestre de dois alunos e o professor orientador, hospedagem e alimentação. A ajuda de custo será destinada, prioritariamente, aos projetos oriundos da rede pública de ensino.

No dia da Mostra, os trabalhos serão avaliados por uma comissão, constituída por três convidados, podendo ser profissionais liberais, professores, pesquisadores e técnicos de diversas instituições profissionais, de ensino e/ou pesquisa.

Premiação - Os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria receberão premiação. Também serão selecionados cinco alunos dos três trabalhos primeiros colocados nas categorias Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para serem bolsistas de iniciação científica júnior.

Realização: Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Ceicim-Unemat), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Outras informações: ceicim@unemat.br.

Datas importantes:

Inscrição do projeto/equipe: 12/03 a 07/05/2018