JIFMT: Campus Cáceres participa dos Jogos do Instituto Federal com atletas de 11 modalidades esportivas

Publicado por: Campus Cáceres / 13 de Junho de 2016 às 18:35

Uma delegação formada por 90 componentes representam o Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo na etapa mato-grossense dos III Jogos dos Institutos Federais que está sendo realizada no município de Tangará da Serra (186 km de Cuiabá). Os JIFMT reúnem atletas de 19 campi do Instituto Federal de Mato Grosso nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez.

Os atletas do Campus Cáceres participam dos jogos em todas as modalidades.

“ Esta é a primeira vez que venho ao JIFs, mas sempre participo das atividades esportivas no meu campus. Estou muito ansiosa, porque sempre refletimos sobre a necessidade de trabalho em equipe e a responsabilidade que isso traz. Estamos muito motivados e felizes”, comemora Mariana Santiago, aluna do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Desde o início do ano, a comissão permanente de esportes do campus, formada por servidores técnico-administrativos e professores, iniciou os trabalhos de organização das equipes e planejamento para garantir a estrutura necessária a participação dos jogos. Além da logística para transporte, hospedagem, alimentação e material esportivo, a instituição investiu na aquisição de uniformes e agasalho completo para todos os atletas.

“Houve um esforço da direção-geral e de todos da comissão de esportes do Campus para que os nossos alunos tivessem toda a estrutura para participar dos jogos. Estarmos aqui é resultado de muito trabalho e mobilização, envolvendo a formação dos alunos atletas e o diálogo com as famílias envolvidas”, afirmou o presidente da comissão, professor Salmo César da Silva.

Segundo Salmo, todo o trabalho da equipe é baseado no entendimento de que o esporte é uma ferramenta imprescindível no processo de formação educacional dos jovens. “Este é um trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido dentro da nossa escola. E os JIFs estão na agenda educacional dos nossos institutos como uma grande oportunidade de integração e estímulo ao esporte aos nossos alunos”, destaca.

A orientação técnico-pedagógica das equipes de Cáceres é feita pelos professores de educação física Salmo César e Genigleice Senábio de Oliveira. Nos JIFs, os professores contam com a colaboração técnica dos servidores do campus, professor João Vanes e Edson Coutinho que mobilizam as equipes de vôlei de areia e handebol. A equipe de assistência e suporte é formada pelos servidores Fabiane Silva, Iraci Pereira, Lázaro Alecrim, Saulo Nobre e Valdir Araújo.