início do conteúdo

Oficinas e minicursos movimentaram a III Jenpex

Publicado por: Campus Cáceres / 16 de Outubro de 2019 às 15:08

Em espaços de formação e de diálogos sobre temáticas de áreas diversas do conhecimento, a III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo promoveu 10 minicursos e oficinas com a oferta de 227 vagas.

Como atividade do primeiro dia da Jenpex, a oficina “Reanimação cardiopulmonar em adultos e transporte de paciente em ambiente pré-hospitalar”, ofertada pelo enfermeiro Valdir Luis Dias, especialista em Urgência e Emergência, realizou treinamento teórico e prático básico na reanimação cardiopulmonar em adultos e transporte de paciente no ambiente pré-hospitalar.

Com o minicurso “Aprendizagem significativa utilizando uma sequência didática no ensino de física”, o professor Newton Rodrigues do Nascimento, mestre em Ensino de Física, abordou a utilização pelos professores do recurso didático apresentado com o objetivo de promover ensino contextualizado de alguns conceitos de física térmica, com base em ambientes não-formais disponíveis na comunidade.

Em oficina sobre ‘Análise de amostras de leite’ ministrada pelas professoras Andrea Luiza Ramos Pereira Xisto, doutora em Ciências dos Alimentos e Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro, mestre em Ensino de Ciências, as pessoas participantes realizaram atividade teórico-prática em laboratório para avaliar amostras de leite quanto a acidez, densidade, presença de amido e quantidade de proteínas.

No minicurso “Leitura e memorização para o Ensino Médio”, o professor Marcos Aparecido Pereira, mestre em Ensino, coordenou atividades de leitura e orientou estudo e organização de materiais do ensino médio que podem auxiliar estudantes no processo de leitura e memorização.

Por meio da oficina ‘Flora no Campus’ ofertada pelo professor Reginaldo Antônio Medeiros, doutor em Ciência Florestal e pelo coordenador de Tecnologia da Informação do campus, Lázaro Alecrim de Jesus, as e os participantes da atividade conheceram o projeto de pesquisa e extensão Flora no Campus, utilizando tecnologias como QR Coode e TAG NFC, para identificação da flora nas vias públicas e reserva florestal do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo.

Com a oficina “Produção de cervejas artesanais para mulheres acampadas, e ou assentadas da reforma agrária do assentamento limoeiro-MT”, o professor Admilson Costa da Cunha, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, coordenou a produção de cerveja artesanal com 20 mulheres do assentamento Limoeiro de Cáceres e com demais pessoas inscritas na oficina, durante dois dias de atividade.

Entre as atividades realizadas no segundo dia do evento, a professora Iris Gomes Viana, doutora em Biotecnologia e Biodiversidade ofertou o Minicurso: “História das Plantas condimentares: cheiros, cores e sabores.” O objetivo da atividade foi fomentar o conhecimento da história das plantas condimentares, os usos e importância socioculturais desses vegetais presentes em nosso cotidiano.

O professor Felipe Vieira Cunha Neto, mestre em Ciências Ambientais e Florestais ofertou o minicurso “Sistemas agroflorestais para pequenos produtores rurais”, envolvendo agricultores da comunidade Facão e demais participantes da Jenpex. O objetivo foi conhecer os diversos sistemas agroflorestais, compreender os benefícios ambientais e econômicos do componente arbóreo nos sistemas de produção integrados e fornecer noções básicas de manejos e implantação de sistemas agroflorestais.

Com o propósito de apresentar um panorama sobre técnicas de detecção de exoplanetas, abordar sobre vieses observacionais, e contextualizar o quadro geral de descobertas, além, dos principais aspectos da astrobiologia, o professor Lucas Nunes Jorge, doutor em Física, ofertou o minicurso “Exoplanetas e astrobiologia”.

O professor Marcelo Rocha Meira, especialista em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, trouxe para III Jenpex, a oficina “Desenvolvimento de Layout de Sites responsivos”, com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre framework Bootstrap, como ferramenta de desenvolvimento de sites responsivos.

Os certificados das atividades estarão disponíveis até o final deste mês, na página de participante, no portal do evento.

Confira Imagens de Oficinas e Minicursos_ Jenpex 2019

 

 

 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT