início do conteúdo

Palestra no IFMT Cáceres debate relacionamento família- escola

Publicado por: Campus Cáceres / 12 de Fevereiro de 2019 às 18:01

Em meio a uma plateia formada por alunas, alunos, familiares, educadoras e educadores do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cáceres- Prof. Olegário Baldo, a professora, advogada e conferencista Ana Emília Iponema Brasil Sotero, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - seccional Mato Grosso,  provocou reflexões sobre a educação de forma integrada entre família e escola, com a atenção para os papeis e responsabilidades de ambas as instituições.

            Ao destacar como fundamental a participação da família na escola, Ana Emília defende que a família não pode colocar sob a responsabilidade da instituição escolar, a criação e educação das filhas e filhos e que esse é um processo que começa em casa, a partir dos exemplos e dos conceitos de mundo construídos nas relações familiares.  

             " A escola é o lugar para você se instruir, é o lugar para você fomentar  e fortalecer o senso crítico, é o lugar de conhecimento, mas a educação vem de casa, quando as crianças chegam na escola na mais tenra idade ela já tem uma base conceitual que vem da família e a gente não pode colocar essa responsabilidade da educação primeira de nossas filhas e filhos na escola", afirma Ana Emília que é doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais.

            O exercício social de igualdade de direitos entre homens e mulheres  e a cultura do respeito as diferenças foram refletidos como exemplos de processos de aprendizagem e de educação que começam em casa, no cotidiano familiar. Emília enfatizou que o papel de pais, mães e responsáveis de pensar juntos um plano de educação para crianças, adolescentes e jovens deve ser pautado no diálogo, nas reflexões sobre fontes de autoridades, e na dedicação do tempo às filhas e filhos como principal herança.

            A conferência realizada no último sábado marcou o encerramento da semana de ingresso do campus e inaugurou a agenda de diálogo para o ano letivo de 2019 entre o IFMT/Cáceres e as famílias, tendo como horizonte o compartilhamento de responsabilidades no processo de formação das alunas e dos alunos.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT