Pesquisa sobre produção de biodiesel desenvolvida no IFMT Cáceres é destaque em Revista da Associação Brasileira de Química

Publicado por: Campus Cáceres / 11 de Dezembro de 2015 às 15:54

Em estudo sobre produção de energias renováveis, pesquisadores do IFMT Cáceres do curso de Tecnologia em Biocombustíveis comprovaram a eficiência de um método que reduz a acidez de óleos de frituras e óleos extraídos de vegetais como nim, pequi, tucumã, azeite e crambe para produção de Biodiesel. O trabalho coordenado pela professora Isabel Fraga, mestre em Engenharia Química, junto com acadêmicos do 5º e 6º semestre de Tecnologia em Biocombustíveis, Beatriz Penha, Cleyton Pereira e Emersom Figueredo foi publicado, em formato de artigo científico, na última edição eletrônica da Revista de Química Industrial publicada pela Associação Brasileira de Química.

Como contribuição para corrigir a deficiência gerada na produção do biodiesel pela alta acidez dos óleos estudados, a pesquisa comprovou que o método de neutralização dos ácidos graxos livres como pré-tratamento para síntese de biodiesel por transesterificação alcalina, reduz, em média, o índice de acidez dos óleos em 84,36%.

Segundo a coordenadora, a metodologia testada foi trazida ao IFMT Cáceres em 2014 pelo graduando de Tecnologia em Biocombustíveis Eduardo Maia que aprendeu o método durante estágio curricular no laboratório do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec, certificado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP. No IFMT Cáceres, o trabalho desenvolvido no laboratório de química contou também com a participação dos professores Demétrio Sousa e Danilo Itokagi.

“ Nosso objetivo era validar a eficiência do método para produção de biodiesel no tratamento de óleos descartáveis como fritura, sebo bovino e de vegetais. Com a comprovação da redução dos altos índices de acidez, nos dedicamos a divulgar no meio científico a metodologia que utilizamos aqui. A aprovação e publicação do nosso artigo na RQI é um grande passo”,comemora a pesquisadora.

Segundo o acadêmico Emerson Figueiredo, do último semestre de Tecnologia em Biocombustíveis, o estímulo a produção científica é um das características da formação ofertada pelo IFMT Cáceres. Ele explica que participa de projetos de iniciação científica desde quando cursava o Ensino Médio Integrado ao Técnico na Instituição. Com o ingresso no Ensino Superior, o seu envolvimento nos trabalhos foi direcionado para química ambiental e produção de energias renováveis o que garantiu a participação e publicação de trabalhos em congressos e outros eventos científicos.

“Estamos concluindo o curso e quero seguir na vida acadêmica. Aqui tive muitas oportunidades ao participar de projetos de pesquisa e ações facilitadas pela iniciação científica, mas este é o primeiro artigo científico publicado em revista. Vamos trabalhar para garantir outras publicações relevantes”, afirma Figueiredo.