início do conteúdo

Pesquisas sobre Biodiesel desenvolvidas no IFMT Cáceres são destaques em Simpósio Nacional

Publicado por: Campus Cáceres / 6 de Maio de 2016 às 17:00

IlustraçãoAlunos e professores do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Professor Olegário Baldo desenvolvem pesquisas na área de produção de Biodiesel utilizando elementos da biodiversidade regional e óleos extraídos de espécies florestais e vegetais plantadas, incluindo gordura animal nas análises laboratoriais e produção de biodiesel. O resultado de oito desses trabalhos foram destaques, na última semana, no 9º Simpósio Nacional de Biocombustíveis ( Biocom), realizado em Teresina, no Piauí.

No evento, que reuniu agentes governamentais, representantes do setor produtivo, alunos e pesquisadores de todas as regiões do país, os trabalhos do IFMT Cáceres foram apresentados em espaços de comunicação oral e pôster pelos acadêmicos do último semestre de Biocombustíveis Dhiellyda Santos, Eduardo Castrillo, Erika Loraine da Silva, Emerson Figueiredo, Jefferson Reis, Mayara Ávila e Willian Castro.

Coordenadas pelas professoras Cláudia Roberta Gonçalves, doutora em Biotecnologia e Isabel Matos Fraga, mestre em Engenharia Química, as pesquisas publicadas nos anais do 9º Biocom apresentam resultados do potencial oleaginoso, testes de misturas de óleos e aplicação de novos métodos científicos na produção de biodiesel extraídos de matérias-primas como moringa, oiti, maracujá, mamão, girassol , milho, canola, farelo de arroz e soja. Entre as misturas testadas estão gordura de vísceras de frango e óleo de girassol.

Os trabalhos são resultados de projetos de iniciação científica e atividades de Conclusão de Curso envolvendo 28 alunos de Biocombustíveis do campus e contam com a colaboração dos professores Demétrio de Abreu, Danilo Itokaji e Wagner Cunha.

Segundo a professora Cláudia Gonçalves, o objetivo dos trabalhos é otimizar as condições para produção do biodiesel e contribuir com alternativas de produção deste combustível biodegradável derivado de fontes renováveis.

“Para alcançarmos melhores condições de produção de biodiesel temos testado, nos trabalhos dos nossos alunos, misturas de óleos extraídos de oleaginosas e espécies florestais bem como trabalhado com parâmetros experimentais para a produção de Biodiesel”, afirma Gonçalves.

Nas pesquisas orientadas pela professora Isabel envolvendo alunos do 4º e 6º semestre de Biocombustíveis o propósito é testar novas metodologias e matérias-primas que podem ser utilizadas na produção do Biodiesel.

Iniciação Científica

A participação dos alunos em eventos científicos é estimulada pelo IFMT Cáceres que subsidia o estudante com investimento em ajuda de custo e passagens.

Para a futura tecnóloga em Biocombustíveis Erika Loraine a experiência foi enriquecedora e além de melhorar o currículo com a produção científica garantiu possibilidade de aprofundamento no trabalho. Erika apresentou , por meio de comunicação oral, o resultado da pesquisa de sua equipe sobre avaliação de diferentes tempos de irradiação na síntese de biodiesel a partir da mistura de óleos extraídos de girassol, milho e soja.

“ É o segundo evento científico que participo e é o primeiro em que apresento resultado de trabalho em comunicação oral. Uma grande experiência, porque precisamos estar preparados para tirar dúvidas dos participantes, mas também oportunidade para ouvir opiniões de especialistas na área e de como avaliam o nosso trabalho”, afirmou Erika.

 

Fonte ilustração: Foto arquivo e https://energypress.gr

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT