Primeiro reitor do IFMT, Professor José Bispo Barbosa recebe homenagem por ocasião de sua aposentadoria

Publicado por: Reitoria / 16 de Agosto de 2019 às 18:24

O reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, prestou, na tarde desta sexta-feira (16), uma homenagem ao professor José Bispo Barbosa, primeiro reitor do IFMT, por ocasião de sua aposentadoria. Ele recebeu uma placa de agradecimento à sua dedicação, comprometimento e profissionalismo na construção da história do Instituto. Um quadro do professor Bispo também foi descerrado, inaugurando a Galeria de Reitores do IFMT. A cerimônia, no auditório da Reitoria, reuniu admiradores, dirigentes atuais, familiares, amigos e parceiros de trabalhos de longos anos.

“Recebo essa homenagem com bastante satisfação. Foram palavras carinhosas de todos os amigos, colegas, ex-professores, no momento em que estou encerrando a minha trajetória no Instituto Federal de Mato Grosso. Estou feliz. É muito bom relembrarmos o que aconteceu no passado, a construção dessa instituição. Quando assumi tínhamos cinco unidades e entreguei com 19. Foi um grande trabalho coletivo. Uma satisfação imensa neste momento”, afirmou o homenageado.

Ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT), José Bispo Barbosa se tornou professor efetivo em 1987, atuou na gestão do antigo Cefet-MT como coordenador do curso de Eletrotécnica, gerente do Departamento de Eletrônica, gerente dos cursos técnicos e diretor de administração e planejamento. Em 2009 foi nomeado reitor pró-tempore e eleito reitor posteriormente, função exercida até 2017. Coordenou a Câmara de Administração do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológia (Conif) e foi, ainda, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFMT.

“Cresci dentro da instituição e costumo falar para as pessoas que cresçam, que façam muito bem feito aquilo que for da sua competência e alcançarão o sucesso. Eu vou estar sempre trabalhando para que esta instituição continue promovendo uma educação profissional e tecnológica de qualidade e que atenda a todos os anseios da sociedade”, enfatizou o professor.

O reitor Willian de Paula salientou o valor da cerimônia como um símbolo de reconhecimento. “Trata-de de uma pessoa e um profissional que viveu e continuará vivendo a instituição. Não é possível apagar tantas memórias, principalmente a memória do desbravar e consolidar a marca IFMT. Se hoje estamos nesse processo de crescimento é porque alguém fez um alicerce muito bom, uma base sólida para que mais alunos e mais servidores pudessem integrar o Instituto Federal, para que mais cidades fossem atendidas com uma educação pública de qualidade. Então prestamos esse reconhecimento”, afirmou Willian.

Além do reitor, também fizeram uso da palavra os diretores-gerais, do campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, Cristóvan Albano da silva Junior, Gilcélio Luiz Peres, do campus Avançado Tangará da Serra, Deiver Alessandro Teixeira, do campus Cuiabá - Bela Vista e o diretor substituto do campus Várzea Grande, João Bosco Lima Beraldo, representando a diretora Sandra Maria de Lima. Todos ressaltaram as “inestimáveis contribuições para o progresso da educação profissional e tecnológica em Mato Grosso e para o crescimento substancial do IFMT, sempre demonstrando, por meio de atitudes e gestos, uma rara combinação de homem simples no trato pessoal com o visionário gestor no comando de nossa instituição”.

Representando os amigos da longa trajetória no IFMT, o professor Henrique do Carmos Barros, relembrou “os desafios enfrentados por José Bispo ao administrar as diferentes instituições na implantação e consolidação do Instituto Federal”.

Aposentada há 24 anos, Elsina Sousa de Paula, professora de José Bispo e de alguns outros dirigentes presentes, também destacou a “dedicação, dinamismo e competência sempre demonstradas ao longo de sua carreira.”