Primeiro Webinar do CREaD promove publicização dos atos da Rede EPT

Publicado por: Reitoria / 20 de Agosto de 2020 às 18:25

Abrindo o programa "Conversando sobre Educação Profissional", o primeiro webinar promovido pelo CREaD/IFMT possibilitou a publicização das ações estratégicas da Rede Federal, ao reunir o vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, os reitores do IFRO e do IFSertão Pernambucano, Uberlando Leite e Leopoldina Veras e a representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação Joelma Kremer.

“A apresentação do panorama de como vem sendo desenvolvidas as atividades nos Institutos Federais, Cefets e Pedro II marcou uma importante socialização e publicização dos atos da Rede Federal e como esse panorama contribui para assegurar o seu papel como um dos indicadores de maior qualidade da educação profissional brasileira, especialmente no momento atual”, avaliou o pró-reitor de Ensino do IFMT e mediador da roda de conversa, Carlos Câmara.

Para o pró-reitor, a mesa incluiu representantes de um conjunto de outros formadores do Conif, que juntos, definem e estrategicamente executam o planejamento da educação profissional federal brasileira em cada uma das mais de 600 unidades em todo o país.

Na avaliação do reitor Willian Silva de Paula, o primeiro programa e também os que virão, cumprem uma função de transparência, por permitir que todos possam ver e ouvir como está a rede e quais as estratégias adotadas para superar esse momento tão complexo para a educação profissional do Brasil.

"O objetivo é mostrar à sociedade as ações desenvolvidas pelo IFMT, seja pelas Pró-reitorias e diretorias sistêmicas, seja pelos campi. Não há movimento de transparência mais emblemático, principalmente nesse momento que o Brasil passa, quando nossos atos devem ser mostrados, quantitativa e qualitativamente, como forma de demonstrar democraticamente a verdadeira função social do IFMT, educar para a vida e para o trabalho com profissionalismo e seriedade," ressaltou o reitor.

As próximas rodas de conversas virtuais aprofundarão assuntos que foram abordados, como a saúde do servidor público; a formação de professores na Rede EPT; os direitos e garantias da educação; a promoção da permanência do aluno a partir da assistência estudantil; entre outros temas relativos às áreas de Extensão, Pesquisa, Desenvolvimento Institucional e Orçamentário.

Para tratar desses temas serão convidados representantes das pró-reitorias de Extensão, Pesquisa, Desenvolvimento Institucional e Administração; dos campi do IFMT, servidores e estudantes; de outras instituições, como Tribunal de Justiça de MT, Capes, Sisu, Conselho Nacional de Educação, representantes da Rede Federal de outros estados, além de parceiros institucionais como UFMT, Unemat, Secretarias Estadual e Municipais de Educação e Conselho Estadual de Educação.

“Finalmente, destaco a participação dos intérpretes de Libras nesse processo de comunicação, uma forma de assegurar a todos os estudantes o acesso à informação e oportunizar que esse registro no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=e1JVJSVoFi4&feature=youtu.be) fique como uma prestação de contas continuada da Rede, daquilo que vem sendo feito pela educação brasileira”, encerrou Câmara.