Professor do IFMT participou de missão internacional em empresas e instituições de ensino dedicadas à inovação tecnológica na Alemanha

Publicado por: Campus Cáceres / 24 de Agosto de 2018 às 16:21

O objetivo da missão foi realizar imersão no ecossistema acadêmico e empresarial de inovação tecnológica, segundo o modelo alemão, para a promoção de transformações na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

Entre os dias 22 de julho e 4 de agosto de 2018, o servidor Alexandre dos Santos, professor do curso de bacharelado em Engenharia Florestal do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, Cáceres, MT, participou como parte do programa em Innovation Management Professional (IMP) de uma extensa programação repleta de aprendizados no ecossistema de inovação nas cidades de Karlsruhe, Munique e Stuttgart na Alemanha. O servidor visitou grandes empresas e instituições de ensino, entrando em contato com projetos reais de inovação tecnológica em andamento. Em uma série de seminários, foram abordados temas como: Indústria 4.0; Inteligência artificial; Desenvolvimento de projetos inovadores em nível internacional; Gestão intercultural; Gestão de Start-ups, entre outros temas. O roteiro envolveu nomes de peso como Daimler AG (Mercedes-Benz) e Team Technik, as Karlsruhe Institute of Technology (KIT), Universität Stuttgart e Technische Universität München (TUM) e Universidade Steinbeis-SIBE.

De acordo com o professor Alexandre dos Santos, “A missão teve um papel fundamental para a compreensão do melhor ecossistema de inovação, pesquisa e desenvolvimento do mundo – o modelo alemão - e espero poder exercer efeito multiplicador dos conhecimentos adquiridos junto à comunidade acadêmica do IFMT. Acredito que a inovação tecnológica seja a mola propulsora de melhorias em âmbito social e econômico para toda a nossa sociedade e um caminho para isso é o estimulo para que ideias sejam transformadas em produtos tecnológicos e haja o fomento do espírito empreendedor juntos aos nossos estudantes.”.

O Innovation Management Professional (IMP) é um programa de Master in Business Administration (MBA) em Innovation Management Professional (IMP) da  Steinbeis-SIBE Brasil/Alemanha e visa a promoção da inovação a partir da produção de resultados tangíveis para RFEPCT, com base na transferência de conhecimentos de gestão da inovação aos participantes, que compõem 41 servidores, selecionados pela Chamada Pública 01/2017 SETEC/MEC - IFES para Capacitação em gestão da inovação.

Marcadores: inovacao_1