Programa Teresa de Benguela: Mulheres divulgam cervejas artesanais produzidas em curso de extensão no IFMT Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 10 de Setembro de 2019 às 14:41

Mulheres participantes do Curso de Formação Inicial e Continuada de Preparadora Cervejeira Artesanal, realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo, apresentam, em eventos realizados no mês de setembro no município, dois tipos de cervejas produzidas durante o curso: as cervejas artesanais denominadas, Cabocla Serrana e Crioula. A produção envolve mulheres assentadas e acampadas da Reforma Agrária das comunidades do Facão (Cáceres-MT) e do assentamento Roseli Nunes (Mirassol D’Oeste-MT), em ação do Programa de Extensão Teresa de Benguela, aprovada pela Pró-reitoria de Extensão do IFMT, por meio da Ativa Incubadora de Empresas do IFMT.

De acordo com o coordenador do Curso, Professor Admilson Costa da Cunha, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a fase de exposição e divulgação das cervejas artesanais conta com agendas em festas comunitárias, eventos públicos e de iniciativa privada. “O curso já esteve presente na 10º edição da Festa do Frango da comunidade do Facão, que aconteceu no final de semana, nos dias 06, 07 e 08 de setembro. E neste final de semana dia 14/09, o projeto estará presente em mais dois eventos: no Encontro da Mulher Rural, que acontecerá na SEMATUR, e no Beer Rock, em exposição de cervejas artesanais no espaço Indaiá”, afirma Cunha.

Voltado para mulheres em vulnerabilidade social, o curso envolve 30 participantes e tem o propósito qualificar e aprimorar saberes no ramo das cervejarias com formação para cidadania e geração de renda.

Além dos espaços de agendas externas de divulgação do produto, as mulheres do curso também participam de ciclos de debate e troca de experiências sobre empreendedorismo e economia solidária, a exemplo do evento promovido em 30.08 pela Gerência do Núcleo Incubador do IFMT Cáceres, sobre Empreendedorismo, Economia Solidária e Consumo Solidário.  No próximo mês de outubro, quatro representantes do curso, com o apoio da Gerência Local da Ativa incubadora do IFMT Cáceres, participarão de evento sobre a temática empreendedorismo no campus do IFMT em Tangará da Serra.