Projeto Lobo Guará: IFMT Cáceres, Polícia Ambiental e Rotary Clube debatem parceria para curso de Formação de Monitores Ambientais

Publicado por: Campus Cáceres / 11 de Fevereiro de 2019 às 12:07

A direção do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo recebeu na última semana o comando da 4ª Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental e representantes do Rotary Clube Cáceres para debater a oferta de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) para Monitores Ambientais do projeto Lobo Guará. A proposta é que as instituições realizem um termo de cooperação para a oferta do curso no âmbito do IFMT com a promoção de capacitação ambiental de adolescentes e jovens da rede de educação de Cáceres e municípios vizinhos.

“o projeto Lobo Guará é um projeto social que visa formar cidadãos para atuar na realidade socioambiental, com trabalho para sociedade, para ajudar o próximo. Mais do que a necessidade de formação profissional e técnica, temos aqui o objetivo de despertar os nossos jovens e adolescentes para ver o mundo de outra maneira por meio do uso sustentável dos recursos naturais. É pensar adiante, é colaboração com a vida”, explica o idealizador do projeto Sargento Silva ao reforçar a necessidade de institucionalizar a oferta da formação pelo IFMT. De acordo com Silva, essa parceria já vem sendo gestada há alguns por meio da participação de servidores do campus em atividades educativas do projeto.

As instituições demandantes representadas pelo comandante da Polícia Militar de Proteção Ambiental de Cáceres, capitão da PM Roosevelt Marcos Barros da Silva Júnior e pelo presidente do Rotary Clube de Cáceres, Jorge Antonio Rodrigues destacaram a relevância da parceria com o IFMT e a perspectiva dos encaminhamentos para a consolidação do projeto ainda esse ano.

O diretor-geral do IFMT Cáceres, Professor Salmo César da Silva parabenizou aos membros do projeto e as instituições envolvidas e destacou a abertura do campus para atender às demandas da comunidade, com planejamento e responsabilidade. “É uma honra para o IFMT Cáceres participar desse projeto. Nós agradecemos a presença de vocês aqui e vamos fazer todos os esforços necessários para que essa proposta se realize, desde que a gente obedeça todo o rito, todo o trâmite do processo, para que seja garantido e assegurada a sustentabilidade das ações conjuntas e a participação desses alunos que estarão sobre a nossa responsabilidade”, afirmou Salmo.

A diretora de ensino do campus, professora Juçara Tinasi contextualizou os encaminhamentos para oferta de curso FIC e abriu o diálogo para a possibilidade de oferta de outros cursos com o aprofundamento das temáticas sugeridas pelo projeto. “A partir do Termo de Cooperação entre as instituições nós podemos projetar a oferta de outros cursos de formação inicial e continuada e, com o trabalho em conjunto, ampliar o atendimento a essa demanda”, destaca.

Participaram da agenda, mediada pelo professor Reginaldo Medeiros, coordenador do curso de Engenharia Florestal, além das direções das instituições, membros da equipe envolvida no projeto como o coordenador da Fundação Rotária do Rotary Clube de Cáceres, Gilmar Marostega, docente aposentado do IFMT Cáceres; o sargento Waldir e o cabo Bedin da Polícia Ambiental; a equipe pedagógica do IFMT Cáceres representada pelo coordenador-geral de Ensino do campus, professor Marcos Pereira, o coordenador do curso Técnico em Agropecuária, professor Juberto Babilônia; a bióloga e educadora ambiental, professora Iris Viana e a pedagoga do campus Suely Nobre.

Como encaminhamento da agenda, ficou definido para, o próximo dia 13.02, o protocolo da carta de intenção ao IFMT pelas instituições demandantes, seguida da deliberação de agendas e encaminhamentos administrativos e pedagógicas para definição de ementas curriculares e programação do curso.