Projeto “Meninas na Ciência” reúne estudantes de toda a Rede Federal para desenvolver protótipos que auxiliem nas aulas do Ensino Médio

Publicado por: Reitoria / 31 de Julho de 2018 às 11:40

Ao todo serão 41 estudantes de cursos técnicos e superiores – de todas as instituições que compõem a Rede Federal – reunidas, de 6 a 10 de agosto, no ConectaIF 2018.

Produzir protótipos de experimentos ou equipamentos que poderão ser utilizados em aulas do ensino médio, nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. Esse será o desafio de 41 alunas de cursos técnicos e superiores de todo o Brasil. Elas estarão reunidas no Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”, que acontecerá de 7 a 11 de agosto, dentro do ConectaIF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF.

As estudantes – que têm entre 17 e 26 anos de idade – vêm de todos os estados do país. A atividade contará com uma aluna representante de cada uma das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A estudante do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Amanda Araújo da Costa, do Campus Bela Vista é a representante do IFMT.

A coordenadora do desafio, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Brasília (IFB), Luciana Massukado, conta que o Desafio pretende, também, colaborar com três Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 estipulada pela ONU e com duas metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que envolvem Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Redução de Desigualdades.

“A proposta também é buscar outras formas de incentivar a presença do sexo feminino na ciência e tecnologia, transformando o conceito em prática. No âmbito social, a importância de qualquer projeto de educação, ciência ou tecnologia voltada para meninas significa contribuir para reduzir ou minimizar a violência contra a mulher, pois meninas que estão na escola, além de terem acesso ao conhecimento, têm também diminuída a possibilidade de sofrer algum tipo de violência doméstica”, explica Massukado.

O Desafio

As 41 estudantes desembarcam na Capital Federal na próxima segunda-feira, 6 de agosto. As atividades do Desafio começam às 9h da terça-feira, 7, e acontecerão diariamente, das 9h às 18h, sempre em um espaço construído especialmente para o projeto, dentro do ConectaIF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A apresentação dos protótipos acontecerá na sexta-feira, 10 de agosto.

As meninas serão divididas em quatro equipes, representando os conteúdos de Matemática, Física, Química e Biologia. O objetivo do Desafio de Projetos é que ao final as estudantes tenham produzido um ou mais protótipos de experimentos ou equipamentos para utilização em laboratórios para estudantes do ensino médio.

O Desafio de Projetos não será uma competição. No entanto, a equipe organizadora e os mentores irão selecionar cinco alunas (uma de cada região do país) para voltar a Brasília em outubro para apresentar os resultados do projeto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, neste ano, terá como tema “Ciência para redução das desigualdades”.

O Desafio de Projetos “Meninas na Ciência” é um projeto de pesquisa financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ConectaIF 2018

O ConectaIF é um evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), que fortalece a relação entre a instituição e o mundo do trabalho. No evento, pessoas de diferentes áreas de atuação podem conversar, trabalhar em conjunto, demonstrar seu potencial e fechar parcerias, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos, gestores, empresários, instituições parceiras e público visitante.

O ConectaIF é um evento aberto e gratuito, que reúne, em um só local, of­icinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafi­os, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.

Quer saber mais? Acesse: conectaif.ifb.edu.br.

Dâmaris Luiza Viana Daniel

Engenharia de Materiais - Campus I - CEFET MG

Jullyane Brandão Gonçalves

Engenharia de Produção – Campus Maracanã - CEFET RJ