Propes: Alunos vencedores da Maratona Células Empreendedoras 2017 viajam hoje para Recife (PE)

Publicado por: Reitoria / 6 de Março de 2018 às 19:23

Os alunos do IFMT vencedores da Maratona Células Empreendedoras 2017 com as startups “Aminotec – Tecnologia com Aminoácidos”, “Toper Bio – fraldas biodegradáveis” (1º e 2º lugar) e “Conecta Social” (4º lugar) viajam nesta terça-feira (06), para Recife (PE) para realizar visita técnica no Porto Social, no Porto Digital, Parque Tecnológico, Instituto Cesar, Porto Mídia, FabLab, entre outros ecossistemas empreendedores. A visita técnica ocorre de 07 a 11 de março.

O diretor de Pesquisa e Inovação do IFMT, José Luiz Siqueira, destacou que a conquista do IFMT com os dois primeiros lugares e o quarto lugar decorreu por conta do apoio que a instituição promoveu. “Esse apoio decorreu em todos os sentidos, como logístico, incentivo para participação e apoio financeiro. Ele iniciou em 2017 quando os alunos dos cinco campi do IFMT vieram participaram da Maratona”, conta José Siqueira.

O diretor de pesquisa explicou que o Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) estará financiando a ida de apenas um aluno integrante de cada equipe vencedora e de um servidor. Ele explicou que a Propes juntamente com o reitor do IFMT estão custeando a participação dos 10 alunos que integram as equipes vencedoras. “Essa ação visa estimular e servir de vitrine para os próximos alunos quererem participar do Programa Células Empreendedoras. Existe a possibilidade dessa maratona ocorrer em 2018”, destacou. Siqueira ressaltou ainda que o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) está dando suporte aos alunos para que eles continuem a pesquisar e que esse produto possa futuramente ser comercializado.

A servidora do IFMT – Campus São Vicente e integrante da equipe Células Empreendedoras IFMT, Thayane Belchior, disse que os estudantes nessa visita ao Recife (PE) conhecerão um ecossistema de empreendedorismo já está estruturado, no qual visitarão o porto digital e o parque tecnológico que possui uma cultura de startups que se desenvolvem, e viram realidade.

“Nós vamos conhecer todo esse ecossistema empreendedor, ter acesso a empresários e conhecer pessoas que começaram seus projetos dentro de programas similares como células empreendedoras. Os alunos conhecerão startups que são empresas reais e que resolvem problemas, com base tecnológica, tanto em Recife como nacionalmente. O nível de informação e de conhecimento dessa viagem técnica é imprescindível e incomparável.”, conta Thayane.

Thayane falou que além dessa visita técnica, os estudantes visitarão o Instituto Ricardo Brennand que é um espaço cultural sem fins lucrativos e passar dois dias em Porto de Galinhas (BA).

A servidora do IFMT – Campus São Vicente contou ainda que como o IFMT se destacou nacionalmente com os projetos do Programa Células Empreendedoras fez com que o Ministério da Educação se interessasse pelo programa.

“Os nossos alunos se destacam pela qualidade dos seus projetos. A gente vê que em todas as maratonas muitos aplicativos e mobiles, enquanto os nossos estudantes desenvolvem produtos e isso está virando uma marca. O campeão da Maratona IFMT e terceiro lugar geral em 2017 foi o Biofilter, que é um captador de amônia em aviários. Esse produto está em processo para ser patenteado pelo IFMT.

“Os estudantes do IFMT são muito dedicados e eles se envolvem, prestam atenção nas ferramentas, buscam as informações, tem o apoio dos seus campi e dos seus professores. Essa junção de ter uma gestão que apoia, ter educadores que dedicam o seu tempo e, ter alunos que realmente estão interessados faz com a que a gente tenha esse destaque. Foi o que aconteceu o ano passado e esse ano. Ainda mais esse ano que conseguimos os dois primeiros lugares e o quarto lugar. Esse trabalho em equipe que faz a diferença”, ressaltou Thayane Belchior.

Ela explicou que os projetos desenvolvidos pelo IFMT na Maratona Células Empreendedoras foram apresentados através do programa no Brasil inteiro em eventos. “O programa esteve na Campus Party Brasil, em São Paulo (SP) e nós estivemos colocados como referência. Com todo esse trabalho, o MEC se interessou e haverá o projeto piloto da Maratona Células Empreendedoras em seis Institutos Federais no Brasil (IFG, IFPE, IFRR, IFPR, IFRJ e IFPB)”, conta. O lançamento do projeto piloto da Maratona Células Empreendedoras com os IFs será dia 10 de abril, em Goiânia (GO) e quem está fazendo gestão de implantação é o IF Goiás.

A servidora do IFMT falou que o Programa Células Empreendedoras juntamente com o MEC tem a meta de ampliar cada vez mais e fazer uma rede nacional de IFs nessa questão de empreendedorismo, inovação e tecnologia, porque é um dos objetivos dessas instituições e do MEC que elas se tornem referência em uma educação empreendedora e inovadora.