Relação Brasil e África: Literário da USP realiza palestra na manhã desta quinta-feira no IFMT Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 4 de Novembro de 2015 às 19:00

O IFMT Cáceres recebe esta semana ciclo de palestras do projeto ‘Por falar em 20 de Novembro: Conversas sobre Áfricas e Africanidades’ desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat. Com início nesta quinta-feira (05.11), às 10 horas da manhã, a primeira palestra contará com a contribuição do literário e professor da Universidade de São Paulo, USP, Benjamin Abdalla Junior que abordará a "relação Brasil e África".

Pesquisador referência da área de Literatura Comparada, Benjamin foi um dos introdutores dos estudos das Literaturas Africanas no Brasil e o primeiro presidente da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos- AFROLIC. O literário já publicou mais de quarenta obras, entre livros de autoria individual, organização de coletâneas críticas e antologias.

África e Africanidades

Coordenado pela doutora em Letras, professora Marinei Almeida, da área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, o projeto da Proec/Unemat contempla também professores da rede estadual de ensino por meio do Centro de Formação de Professores- Cefapro, com promoção de ciclos de reflexões e diálogos sobre a cultura afro-brasileira em agenda integrada ao Dia Nacional da Consciência Negra.