Seis instituições da Rede Federal assinam Acordo de Cooperação Plurilateral com instituição colombiana

Publicado por: Reitoria / 22 de Fevereiro de 2021 às 16:52

Nesta segunda-feira (22/2), seis instituições da Rede Federal e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) firmaram um Acordo de Cooperação Plurilateral com a instituição colombiana Tecnológico de Antioquia - Institución Universitaria (TdeA). Considerando a pandemia, causada pelo novo Coronavírus, a assinatura do documento ocorreu de maneira remota.

Os Institutos Federais de Mato Grosso (IFMT), do Amapá (Ifap), do Amazonas (Ifam), da Bahia (IFBA), do Rio de Janeiro (IFRJ) e Farroupilha (IFFar) serão os beneficiados com o acordo. A parceria prevê, dentre outras ações, o fortalecimento do ensino do português e do espanhol como língua adicional, a formação e a capacitação de servidores, além da aproximação das instituições brasileiras e colombiana nas áreas de pesquisa e extensão.

O primeiro contato entre as instituições ocorreu em fevereiro de 2020, quando o Conselho liderou uma missão à Colômbia com o intuito de discutir possibilidades de cooperação em diversas áreas. “A aproximação com parceiros da América do Sul é uma das prioridades para as ações de internacionalização do Conselho. Esta parceria, em especial, tem apresentado bons frutos para a Rede Federal”, destacou Jadir José Pela, presidente do Conif.

Apesar do contexto de pandemia, o Conif, o TdeA e as instituições da Rede Federal mantiveram uma intensa aproximação, principalmente nas temáticas da internacionalização em casa e do intercâmbio virtual. “Dessa troca, surgiu o convite para que professores da Rede Federal participassem da convocatória para a elaboração de cursos colaborativos virtuais com professores da instituição colombiana”, explica a assessora de Relações Internacionais do Conselho, Ana Carolina Oliveira Batista. A expectativa é que em 2021 mais instituições da Rede desenvolvam programas colaborativos com a instituição colombiana e novas frentes de trabalho sejam estabelecidas, o que sedimentará a atuação da rede na Iberoamérica.

Nova gestão - O ato marca o encerramento da gestão do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela, como presidente do Conif. Na noite da terça-feira (23/2), Sônia Regina de Souza Fernandes, reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), assume a presidência da diretoria executiva do Conselho, para o ano de 2021, em cerimônia que será transmitida pelo canal do Conif no YouTube.

TdeA – A instituição de ensino superior está localizada na Colômbia, na região de Antioquia (o equivalente a um estado brasileiro). Dentre seus diferenciais, o TdeA destaca-se por oferecer cursos de graduação, tecnológicos e de pós-graduação, para estudantes de baixa renda do País. Hoje, o corpo discente institucional alcança 11.500 alunos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

Marcadores: ifmt_1 conif_1