De Escola Agrotécnica ao IFMT Campus Cáceres

De EAFC a IFMT

Perfil, vocação e áreas de atuação

Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Em 2008, com a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, as escolas técnicas, agrotécnicas e centros federais de educação tecnológica de Mato Grosso passaram por nova institucionalização integrando a base de criação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT. A então Escola Agrotécnica Federal de Cáceres torna-se IFMT Campus Cáceres. Criado a partir da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 o Campus Cáceres é uma unidade do IFMT, instituição ligada ao Ministério da Educação (MEC) e vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC.

Com início de atividades em 17 de agosto de 1980, a instituição tem sua origem no programa de expansão e melhoria do ensino Técnico Profissionalizante, com a participação do MEC – PREMEM, do Governo de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Cáceres-MT. A autorização para funcionamento da então Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, se deu por meio da Portaria do MEC nº 217, de 17 de março de 1980, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 21 de março de 1980.

Localizado no extremo norte do Pantanal, à margem esquerda do Rio Paraguai, com sede no município de Cáceres, na região sudoeste do estado de Mato Grosso, o IFMT Campus Cáceres possui uma área de 320 ha, onde se encontra a edificação central, composta pela parte administrativa e pedagógica da escola.

Em 2010, a instituição expandiu sua atuação com a implantação na cidade de Poconé, do Núcleo Avançado do Pantanal (NAPAN) para funcionamento sob a coordenação pedagógica e administrativa do Campus. A Portaria/IFMT n.º 144, de 03 de março de 2010, designa o IFMT Campus Cáceres para implantar o Núcleo Avançado de Poconé em área anexada ao Patrimônio da União de Mato – GRPU/MT por meio da Portaria n.º 5, de 09/11/2009, publicada no DOU em 27/11/2009. No Núcleo o campus desenvolveu curso subsequente de Zootecnia , cursos de Proeja- FIC , Rede Certific, cursos do Pronatec, como o Técnico em Agroecologia Concomitante ao Ensino Médio, e outras ações de ensino, pesquisa e extensão. Considerando a proximidade geográfica com Cuiabá e a necessidade de cursos que contemplem a vocação turística da região, o Nucleo Avançado de Poconé, passou em 2014 por transferência de gestão para outra unidade do IFMT, o Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva.

Marcadores: criacao-eafc