De Escola Agrotécnica ao IFMT Campus Cáceres

De EAFC a IFMT

Perfil, vocação e áreas de atuação

Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Em 2008, com a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, as escolas técnicas, agrotécnicas e centros federais de educação tecnológica de Mato Grosso passaram por nova institucionalização integrando a base de criação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT. A então Escola Agrotécnica Federal de Cáceres torna-se IFMT Campus Cáceres. Criado a partir da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 o Campus Cáceres é uma unidade do IFMT, instituição ligada ao Ministério da Educação e vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC.

Fundada em 17 de agosto de 1980, a instituição tem sua origem no programa de expansão e melhoria do ensino Técnico Profissionalizante, com a participação do MEC – PREMEM, do Governo de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Cáceres-MT.

Localizado no extremo norte do Pantanal, à margem esquerda do Rio Paraguai, com sede no município de Cáceres, na região sudoeste do estado de Mato Grosso, o IFMT Campus Cáceres possui uma área de 320 ha, onde se encontra a edificação central, composta pela parte administrativa e pedagógica da escola.

Em 2010, a instituição expandiu sua atuação com a implantação na cidade de Poconé, do Núcleo Avançado do Pantanal (NAPAN) para funcionamento sob a coordenação pedagógica e administrativa do Campus. A Portaria/IFMT n.º 144, de 03 de março de 2010, designa o IFMT Campus Cáceres para implantar o Núcleo Avançado de Poconé em área anexada ao Patrimônio da União de Mato – GRPU/MT por meio da Portaria n.º 5, de 09/11/2009, publicada no DOU em 27/11/2009. No Núcleo o campus desenvolveu curso subsequente de Zootecnia , cursos de Proeja- FIC , Rede Certific, cursos do Pronatec, como o Técnico em Agroecologia Concomitante ao Ensino Médio, e outras ações de ensino, pesquisa e extensão. Considerando a proximidade geográfica com Cuiabá e a necessidade de cursos que contemplem a vocação turística da região, o Nucleo Avançado de Poconé, passou em 2014 por transferência de gestão para outra unidade do IFMT, o Campus Octayde Jorge de Moura.

Marcadores: criacao-eafc

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres

Av. dos Ramires, s/n - CEP: 78200-000