Aula de Mestrado em Gestão Pública com ISCAP reúne mestrandos e gestores

Publicado por: Reitoria / 29 de Maio de 2023 às 17:48

A aula magna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de Mestrado em Gestão Pública turma 2022/2024, promovido pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal, reuniu um grupo de 18 mestrandos, o reitor Julio César dos Santos, pró-reitores e diretores-gerais dos campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

O reitor Julio César dos Santos destacou o caráter enriquecedor da experiência vivida pelos estudantes em novembro do ano passado, período em que estiveram in loco, conhecendo o trabalho do ISCAP na primeira etapa do programa. Hoje, o IFMT conta com 207 servidores em capacitação em programas de mestrado e doutorado.

“Com esses números nossa meta de capacitação estipulada para o fim de 2024 foi atingida e já estamos estudando a viabilidade de novos convênios para o próximo ano, inclusive com o ISCAP, para que outros servidores tenham oportunidades semelhantes de conquista de uma bagagem por meio de mestrados e doutorados em instituições no Brasil e no exterior,” afirmou o reitor.

O presidente do ISCAP, professor Manuel Fernando Moreira da Silva, palestrou sobre as "Dimensões da Internacionalização da cooperação estratégica à transformação do Ensino Superior".

Ao apresentar a estrutura e programas do Politécnico do Porto, formado atualmente por oito escolas, mais de 18 mil estudantes e coordenador da Universidade Europeia Athena, um consórcio que reúne 12 entidades, o docente ressaltou a importância da internacionalização das instituições de ensino.

“A internacionalização é um processo contínuo, que envolve dimensões política, econômica, cultural, acadêmica e leva a mudanças e a construção de parcerias sólidas, como a que firmamos com o IFMT,” afirmou.

Participaram da aula, no auditório do Ministério da Economia em Cuiabá/MT, os pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Epaminondas Matos, de Gestão de Pessoas, Leila Alves, de Extensão, Marcus Taques, de Administração, João Germano Rosinke e as professoras do ISCAP, Manoela Ribeiro e Ana Bandeira.