COVID -19: Professora do IFMT Cáceres confecciona máscaras artesanais de tecido para doação à famílias de baixa renda

Publicado por: Campus Cáceres / 13 de Maio de 2020 às 14:15

O projeto de produção e distribuição de máscaras artesanais de tecido para famílias de baixa renda de Cáceres-MT, coordenado pela professora Rhavena Graziela Liotti do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, foi aprovado essa semana no Edital 47/2020 do IFMT que estimula medidas de enfrentamento à Covid-19 com suporte financeiro de recursos de custeio da instituição. Serão produzidas 300 máscaras para famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

“Antes da submissão e aprovação do projeto, eu comecei a execução com a confecção e doação, em abril, de 206 máscaras produzidas com o material adquirido pelo Sindicato dos Servidores do IFMT, Sinasefe. Agora com os recursos do IFMT, continuaremos a produção de mais 300 máscaras para entrega às comunidades carentes de Cáceres”, conta Rhavena.

A produção é feita em casa pela professora, em máquina de costura doméstica. As máscaras são feitas com duas camadas de tecido 100% algodão. De acordo com Rhavena que é bióloga e doutora em microbiologia, o tecido permite a entrada de ar e fornece uma barreira mecânica para partículas, como as do novo coronavírus.

“As tradicionais máscaras de tecido podem cumprir o papel de auxiliar na diminuição da transmissão do novo coronavírus, uma vez que servem como barreira física para o material gerado pela pessoa doente ou impedindo a entrada de partículas com vírus em pessoas não infectadas”, explica a professora.

Integram o projeto os professores do IFMT Cáceres, Admilson Costa da Cunha e Matheus de Mesquita e Pontes.

Distribuição

As máscaras serão distribuídas às famílias de baixa renda de Cáceres-MT por meio da Campanha de Solidariedade que reúne mais de 17 entidades entre instituições educacionais, setores públicos, organizações não-governamentais, pastorais da igreja católica e sindicatos. Nesta campanha também é distribuído o álcool em gel produzido por profissionais da área de química e de outras no conhecimento no IFMT Cáceres.  O produto compõe kit com material de higiene, máscaras e informativo sobre orientações de prevenção à Covid -19.