Dia Mundial da Energia: Usinas Solares Fotovoltaicas tornam IFMT mais sustentável

Publicado por: Reitoria / 29 de Maio de 2023 às 06:00

Neste 29 de maio, data em que é comemorado o Dia Mundial da Energia, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) segue realizando ações em diversas frentes para promover a economia de energia e incentivar o uso de energias renováveis, seja em sua estrutura física, ou por meio de ações de pesquisa e qualificação profissional.

Nos últimos três anos, com o planejamento de reduzir as despesas com energia elétrica, a instituição vem investindo na instalação de usinas solares fotovoltaicas. Hoje, 12 estão em funcionamento e, para 2023, a previsão é de instalação de mais três novas usinas, um investimento de cerca de R$ 3 milhões.

Em 2021 foram implantadas três usinas e em 2022 mais uma, que se somaram às oito já existentes, proporcionando a geração de 1607 KWp e promovendo uma redução de até 25% na fatura de energia elétrica das 36 unidades consumidoras.

O diretor de Planejamento e Captação de Recursos, professor Leone Covari, conta que o custo anual de energia elétrica do IFMT antes das usinas instaladas era da ordem de R$ 6 milhões. Depois da instalação das usinas, foi reduzido para R$3.472.651,56, gerando uma economia R$2.527.348,44 através da potência proporcionada pelas usinas fotovoltaicas.

“Numa análise geral, há um retorno positivo para o instituto no sentido de divulgar conceitos de eficiência energética e reduzir o valor da conta de energia,” pontua o diretor.

O planejamento do IFMT é tornar a instituição 100% sustentável. “É um grande benefício em termos de economia de energia elétrica e sustentabilidade a implantação desse sistema de usina fotovoltaica, uma energia renovável e gratuita. Assim o governo deixa de investir em novas usinas hidrelétricas que têm um impacto ambiental muito maior do que as usinas solares. Além de reduzir a conta de energia, estamos contribuindo com o meio ambiente”, completa Covare.

Os campi que contam com usinas solares fotovoltaicas instaladas são:

Alta Floresta; Avançado Diamantino; Avançado Guarantã do Norte; Avançado Lucas do Rio Verde; Avançado Tangará da Serra; Confresa; Juína; Pontes e Lacerda; Primavera de Leste; Rondonópolis; São Vicente; e Barra do Garças.

Monitoramento, pesquisa e qualificação

Além das usinas fotovoltaicas focadas na geração de energia, o IFMT está implantando mais duas frentes de trabalho: a adoção de um software de monitoramento do consumo e dos contratos; e a redução de consumo pela substituição de aparelhos de baixa eficiência por modelos mais econômicos.

Em outras frentes, a instituição prepara o lançamento, para julho, de um edital de fomento às pesquisas aplicadas em eficiência energética, estimulando o trabalho desenvolvido pelos seus diversos grupos de pesquisa.

Por meio da unidade de ensino Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, o IFMT foi selecionado em 1º lugar para sediar a iniciativa “Meninas em Ação”, que visa estimular a presença feminina em programas de formação técnica e no mercado de trabalho de energias renováveis. Um dos objetivos é fomentar a equidade de gênero no setor de energia até 2024 e alcançar a marca de 20% de jovens mulheres das escolas públicas egressas dos cursos de energias renováveis.

Ao longo de 2022 e neste ano, uma parceria com o programa Qualifica Mais EnergIFE também está possibilitando a capacitação em sistemas fotovoltaicos de nove docentes dos campi Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste e Primavera do Leste em oficinas em Centros Tecnológicos de Formação na área de Energias Renováveis.

Ações de formação de mão-de-obra para atuar em sistemas renováveis também seguem sendo desenvolvidas voltadas ao atendimento das demandas da sociedade. Em 2022 foram ofertadas 597 vagas no curso de instalador de placas voltaicas. Para este ano serão abertas 596 novas vagas.

O Qualifica Mais EnergIFE é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional  de  Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. A iniciativa atende aos objetivos do Programa EnergIFE, estruturado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal e ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e  a implementação de cursos para formação de profissionais na área.

O Dia Mundial da Energia - é celebrado anualmente em 29 de maio. A data foi criada com o intuito de motivar uma conscientização sobre a importância da poupança de energia e incentivo ao uso de energias renováveis.