Egressos do IFMT Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo são aprovados em mestrado acadêmico

Publicado por: Campus Cáceres / 6 de Dezembro de 2017 às 16:04

Os alunos egressos Adson Luan Duarte Vilasboas Seba e Caroline Cardoso Bastos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio das turmas 2010 e 2011 respectivamente, foram aprovados no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso campus Jani Vanini em nível de mestrado na linha de pesquisa Estudos de Processos de Variação e Mudança.

Adson Luan é Acadêmico do 8º semestre do curso Licenciatura em Letras com habilitação em língua Inglesa ofertado pela UNEMAT. Desde o 1º semestre exerce atividades como bolsista de iniciação à docência - Língua Inglesa nas escolas estaduais São Luiz e Onze de Março e desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada como bolsista de iniciação científica voluntário. É autor de contos e poesias publicados em revistas científicas no campo da Língua(gem). Atualmente é estagiário no Departamento de Ensino do IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo.Adson

O IFMT/Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo foi sem sombra de dúvidas um dos pilares para a construção do meu perfil social e profissional. A rotina agitada de estudos, o excelente quadro de profissionais e a infraestrutura da instituição, com certeza, estimulam a responsabilidade, autonomia e curiosidade dos alunos. Portanto, o IFMT me encorajou a tentar novos desafios e alçar voos mais altos. Lembro-me que o apreço pela carreira docente e a área de Letras nasceu no ensino médio, através da admiração pelas aulas de Linguagem e dos respectivos professores. Tal efeito refletiu em meu primeiro emprego no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, oportunidade em que pude aplicar os conhecimentos adquiridos no curso técnico e iniciar a carreira docente como professor do curso Operador de Computador – PRONATEC. Hoje faço um paralelo entre minha formação técnica e o viés teórico ao qual sou filiado, investigando práticas de língua(gem) mediadas por recursos tecnológicos, especificamente no que tange o processo de Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Meus estudos se concentram nos respectivos temas: objetos de aprendizagem, linguagem e tecnologia, computer assisted language learning, gêneros textuais no ambiente virtual, ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, teoria dos sistemas adaptativos complexos.” Afirma Adson.

Caroline é concluinte do curso de Licenciatura Plena em Letras turma 2014/1 pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT e bolsista de iniciação à docência (PIBID) do subprojeto Língua Portuguesa na Escola Estadual Demétrio Costa Pereira em Cáceres-MT. Desenvolveu atividades como no estagiária no Departamento de Ensino do IFMT Campus Cáceres -  Prof. Olegário Baldo.

Agradeço grandemente a instituição por participar tão efetivamente da construção de minha vida profissional e acadêmica. Muitos dizem que o ensino técnico consiste em sair da escola e ir para o mercado profissional, porém, fiz o curso técnico e a partir dele abri a mente para os horizontes acadêmicos, já que, passei na faculdade quando ainda estava terminando o curso. Assim como muitos de meus colegas (inclusive o Adson Luan), apesar das greves, concluímos o ensino médio no tempo esperado e entramos na faculdade em sequência, com grande apoio de nossos professores e a coordenação do IFMT/Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo. Ao ingressar na universidade, entrei no programa de bolsas de iniciação à docência CAPES, que acredito ser um reflexo das práticas de pesquisa vivenciadas no IFMT. Como graduanda, fui durante dois anos estagiária no instituto, local em que pude aplicar meus conhecimentos como técnica em desenvolvimento de sistemas e acadêmica de Letras. Hoje, antes mesmo de ter o diploma da graduação em mãos, estou aprovada no programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT e isso só aumenta a vontade de continuar buscando mais conhecimento e, melhorar minha práxis docente. E... quem sabe um dia voltar para o IFMT como professora e contribuir com a formação de muitos outros futuros.” Finaliza Caroline.