Estudantes do IFMT Cáceres participam neste domingo (19.09) da IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

Publicado por: Campus Cáceres / 17 de Setembro de 2021 às 12:52

O uso do raciocínio lógico matemático para a busca por soluções para situações-problema mobiliza estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo em atividades de preparação para a IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais, OMIF. A prova da primeira fase da Olimpíada será aplicada no próximo domingo (19.09) das 13 às 19 horas (horário de Mato Grosso) de forma on-line e reunirá estudantes de todo o Brasil, das instituições ligadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A preparação no IFMT Cáceres conta com encontros on-line com orientações e resolução de problemas matemáticos propostos em edições anteriores das OMIF.  A iniciativa integra o projeto de ensino coordenado pelo professor Willian dos Santos Rodrigues que tem como objetivo estimular a aprendizagem e despertar o interesse das e dos estudantes pela matemática.   O projeto estimula e orienta a participação nas olimpíadas com a utilização de vídeos, softwares e aulas expositivas, em conteúdo disponibilizado em sala virtual.

“Todos os nossos alunos do ensino médio integrado estão inscritos e podem participar da OMIF 2021. No ano passado, o Campus Cáceres teve a terceira maior participação no estado de Mato Grosso e a nossa expectativa é continuar o incentivo para uma boa participação”, afirma o professor Willian que também é coordenador local da OMIF.

Além das provas, as e os estudantes precisam responder de forma remota, nesta edição, questionário socioeconômico que já está disponível para acesso na sala virtual. A orientação do coordenador é que o preenchimento do questionário por meio do Google Forms seja realizado com antecedência.  “Os alunos já podem responder ao questionário, para que, no próximo domingo, possam se concentrar somente nas questões  da  prova”, observa.