IFMT conquista 4º lugar nacional com projeto premiado de inovação tecnológica

Publicado por: Reitoria / 30 de Maio de 2023 às 14:19

Esse projeto vem sendo aprovado em editais nacionais e premiado em diversos eventos, já resultou em parcerias para a instituição e no registro de propriedade intelectual, incluindo programas de computador e marca.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) celebra mais uma importante conquista no campo da inovação tecnológica.

O projeto intitulado "ForestCloud: Inteligência artificial aplicada ao monitoramento remoto de pragas em plantios florestais com o uso de plataforma virtual em nuvem", desenvolvido pelo pesquisador Alexandre dos Santos do Campus Cáceres - Professor Olegário Baldo, alcançou o 4º lugar no ranking nacional do edital promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Perspectivas do cenário tecnológico com foco em soluções e inovações para o agronegócio.

O projeto ForestCloud é uma plataforma digital para detecção e monitoramento espacial remoto de danos por pragas em plantios florestais comerciais com o uso de inteligência artificial aplicada a imagens de satélite com o emprego de máquinas virtuais em ambiente de computação em nuvem, que servirá de suporte para a criação de uma futura spin-off acadêmica do IFMT. Foi desenvolvido com recursos oriundos do Edital IFES nº 05/2020 – Empreendedorismo Inovador com foco na economia 4.0.

O professor Alexandre dos Santos explica que o desenvolvimento dessa nova ferramenta tecnológica permitirá a futuras empresas clientes a antecipação de possíveis anomalias nos plantios, com possível danos na produção, o que possibilita rápida análise de risco e tomada de decisão, a fim de reduzir os custos de controle e impactos ambientais gerados pelo uso de inseticidas.

“A proposta apresentada no nosso projeto ainda não é utilizada operacionalmente no setor florestal brasileiro e objetiva a geração de valor econômico e formação de pessoal qualificado pelo IFMT e melhorar o posicionamento competitivo de futuras empresas clientes frente ao mercado externo, contribuindo para o aumento da eficiência produtiva, a sustentabilidade ambiental e o crescimento sustentado do país,” detalha o pesquisador.

De acordo com pesquisa do Relatório Anual da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) de 2021, o setor florestal brasileiro representa 9,55 milhões de hectares de florestas plantadas, compõe 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e os principais produtos desse setor são a celulose, o papel e o aço.

Como forma de compartilhar os resultados e promover o intercâmbio de conhecimentos, o pesquisador Alexandre dos Santos e sua equipe apresentarão o projeto no Painel Telebrasil Innovation 2023, evento internacional que ocorrerá no dia 14 de junho, na cidade de São Paulo, SP.

Para mais informações sobre o evento e acompanhar a apresentação do projeto "ForestCloud", basta acessar o link: https://edicao2023.paineltelebrasil.org.br/

Histórico de prêmios

O projeto foi premiado com o 1º Lugar no maior evento de open innovation do setor florestal, o Forest Insight (https://sif.org.br/portfolio- items/forest-insight/), promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) com 20 empresas florestais associadas, sendo o modelo de negócio considerado o mais *disruptivo pelo setor no ano de 2021. Nesse mesmo ano, a iniciativa foi uma das 5 startups finalistas da competição Master Copernicus na categoria Bavarian Prize, promovido pela Agência Espacial Européia (ESA) (https://copernicus-masters.com/#).

*Inovação disruptiva é um processo em que uma tecnologia, produto ou serviço é transformado ou substituído por uma solução inovadora superior.

Site do projeto ForestCloud: https://www.forestcloud.com.br/