IFMT lança edital do Programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga para seleção de 10 Projetos de Extensão

Publicado por: Reitoria / 7 de Dezembro de 2021 às 16:32

O Instituto Federal de Mato Grosso lançou o edital nº 119/2021 do Programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga, destinado às comunidades tradicionais em vulnerabilidade social em Mato Grosso. O edital é para apresentação e seleção interna de 10 projetos de extensão, na modalidade de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), a serem desenvolvidos por servidores, colaboradores externos e alunos do IFMT com o período de execução de fevereiro a outubro de 2022.

Neste edital, terá bolsas para estudante (R$ 400,00 para 20 horas semanais e R$ 200,00 para 10 horas semanais), colaborador externo (R$600,00) e taxa de bancada (R$8.000,00). As inscrições estão abertas e irão até o dia 21 de janeiro de 2022, e devem ser submetidas pelo Suap Módulo Extensão.

As propostas deverão apresentar cursos de capacitação para comunidades tradicionais (Indígenas, Quilombolas, Acampados e Assentados da Reforma Agrária e Ribeirinhos) e grupos em situação de vulnerabilidade social (catadores,migrantes e outros), voltados à produção sustentável, promoção de cidadania e geração de renda aos participantes.

A explanação de todas as etapas está descrita no documento base do Programa, que pode ser encontrada na página da PROEX, em https://proex.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/legislacao-proex/ .

O pró-reitor de extensão, Marcus Taques, explica que o Programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga vem para atender comunidades tradicionais, e é fruto do trabalho coletivo de servidores dos campi do IFMT, no qual fizeram a construção do documento base que foi aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e depois edificado no Conselho Superior (CONSUP).

"Temos uma expectativa muito grande com o programa de que ele possa de fato atender as demandas das comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, catadores de recicláveis, migrantes, entre outros. Com isso, o IFMT possa atuar como um divisor de águas para essas pessoas na questão da cidadania, da qualificação profissional. O programa é uma homenagem a Pedro Casaldáliga que foi um grande defensor dessas comunidades que muito nos ensinou sobre como atuar a favor dos menos favorecidos”, pontua Marcus.

O reitor do IFMT, professor Julio César dos Santos, declara que o projeto leva a instituição para mais próximo das comunidades tradicionais, ofertando cursos técnicos, projetos de extensão e de pesquisa, e que sem dúvida será fundamental para melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas.

“Inicialmente serão 350 estudantes matriculados, mas nós temos a perspectiva de ao longo de 2022 e 2023 ampliarmos de forma considerável a oferta dos projetos e das vagas nesse programa importante que torna o IFMT mais inclusivo”, destaca Julio.

A gestora do programa e professora do Campus Confresa, Gislaine Maia, conta que o programa foi lançado no dia 29 de novembro na Casa Paroquial de Dom Pedro Casaldáliga, em São Felix do Araguaia. O programa é uma homenagem ao Bispo porque tem como finalidade especifica ofertar cursos FIC para comunidades tradicionais dentro do Estado de Mato Grosso.

O edital tem como objetivos específicos:

●     Contribuir com a autonomia econômica e financeira dessas comunidades e pessoas por meio de cursos FIC ou qualificação profissional, de curta duração, da assistência técnica e orientação ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo, economia solidária, comércio e demandas sociais;
●     Promover a organização produtiva nas comunidades tradicionais e de pessoas que vivem em contexto de vulnerabilidade social, em meio urbano e rural;
●     Preparar estudantes do IFMT para atuação inclusiva e não sexista no mundo do trabalho;
●     Incluir estes povos e comunidades nas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT;
●      Promover a sensibilização da força de trabalho do IFMT (servidores, estudantes, estagiários/as e terceirizados/as) sobre temáticas relacionadas à capacitação de mão de obra, produção sustentável e geração de renda;
●      Contribuir para a divulgação e o fortalecimento da imagem do IFMT.

Podem submeter projetos, os servidores efetivos ativos e inativos do IFMT, em exercício das suas funções nos termos do Artigo 2° da Portaria nº 058, de 21 de novembro de 2014/SETEC e que não tenham projetos de extensão vinculados aos editais anteriores a 2021 em conclusão no SUAP Módulo Extensão.

Arquivos relacionados