início do conteúdo

Inscrições abertas para Projetos de Extensão e Desenvolvimento Rural no IFMT

Publicado por: Reitoria / 26 de Maio de 2023 às 15:42

Estão abertas até o dia 28/05 as inscrições para o Edital nº 82/2023, que busca selecionar internamente cinco projetos de Extensão e Desenvolvimento Rural. Esses projetos serão custeados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e terão como foco ações voltadas para comunidades rurais. A execução dos projetos ficará a cargo de docentes, técnico-administrativos e estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT.

Cada projeto de extensão selecionado receberá apoio financeiro na forma de até duas bolsas mensais, na modalidade de beneficiário Estudante, no valor de R$ 400,00 cada, além de uma taxa de bancada de R$ 3.000,00 para cobrir os custos relacionados ao projeto. Mais detalhes sobre esses benefícios podem ser encontrados no Regulamento do Programa de Valorização à Pesquisa, Ensino e Extensão do IFMT.

Cada projeto de extensão deve ter, no mínimo, um extensionista coordenador e pode contar com até dois estudantes bolsistas. Além disso, é permitida a participação de até três servidores voluntários, além do coordenador do projeto.

A equipe executora do projeto de extensão também pode incluir colaboradores externos e estudantes voluntários, conforme as necessidades do projeto.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente através do SUAP – Módulo Extensão, disponível no link https://suap.ifmt.edu.br. Propostas enviadas por outros meios não serão consideradas.

Objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento rural através de metodologias participativas que resultem em desenvolvimento socioeconômico e ambiental;
  • Atuar no manejo sustentável dos recursos naturais;
  • Estimular o empreendedorismo na produção agrícola e agroindustrial;
  • Implantar novos métodos de comercialização, diversificação e agregação de valor à produção;
  • Promover a segurança alimentar e a saúde ocupacional;
  • Orientar o acesso às políticas públicas, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural nas áreas agrícolas do estado de Mato Grosso;
  • Contribuir para a divulgação e o fortalecimento da imagem do IFMT.

O Edital completo pode ser encontrado em anexo ou acessado no site institucional da PROEX: https://proex.ifmt.edu.br  e https://suap.ifmt.edu.br/projetos/editais/

Link direto para o documento do Edital:

https://suap.ifmt.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/507915/

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo

Avenida Europa, nº 3000, Vila Real/Distrito Industrial - CEP: 78201-382

Telefone: (65) 3221-2600

Cáceres/MT