Seletivo 2023/2: Abertas inscrições para o curso Técnico em Agropecuária Subsequente do IFMT Cáceres

Publicado por: Campus Cáceres / 16 de Março de 2023 às 13:22

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo abre 40 vagas para ingresso no segundo semestre de 2023 no Curso Técnico em Agropecuária Subsequente. Voltado para quem concluiu o Ensino Médio, o curso é gratuito, ofertado no período vespertino, com duração de um ano e meio de formação (três semestres).

As inscrições tiveram início nesta quinta-feira (16.03) e devem ser realizadas até o dia 27.04, exclusivamente pela internet, no link:https://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=6753

A seleção será feita por meio da análise do Histórico Escolar do Ensino Médio ou documento escolar oficial equivalente. A classificação será obtida com base na média final das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática nos 1º e 2º anos do Ensino Médio.

“Durante a inscrição, no preenchimento do formulário, a pessoa interessada precisa inserir no local indicado o arquivo em pdf do histórico escolar do ensino médio. Esse histórico pode ser do ensino médio regular, do provão, do Encceja, e será avaliado com base em suas especificidades, conforme está no edital”, explica a diretora de Ensino do campus, professora Inez Aparecida Deliberaes Montecchi.

Requerimento de Isenção da taxa de inscrição

A taxa de inscrição é de R$ 50. Conforme critérios estabelecidos em edital, podem solicitar isenção da taxa de inscrição, estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou em escolas privadas com bolsa integral de estudo e que comprovem renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio.

O prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição termina dia 31 de março.

Cotas

O IFMT oferta 60% das vagas do curso para estudantes egressas e egressos de escolas públicas. O sistema de reservas de vagas inclui ainda situação de renda, pessoas com deficiência, e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. As pessoas que se autodeclarem negras (pretas e pardas) passarão por uma banca de heteroidentificação.

Curso Técnico em Agropecuária

Com formação profissionalizante e registros de alta empregabilidade de egressas e egressos, o curso Técnico em Agropecuária do IFMT Cáceres prepara estudantes para técnicas de produção agropecuária, conceitos de gestão e administração rural, manejo de animais e pastagens, uso e manejo de conservação do solo e da água, cultivo de plantas, utilização de máquinas e equipamentos e processamento de produtos agropecuários, entre outros.

O curso possibilita atuação profissional no setor da pecuária, da agricultura empresarial, assim como da agricultura familiar rural e urbana. Entre os campos de atuação estão propriedades rurais, empresas comerciais, cooperativas agrícolas, estabelecimentos agroindustriais, empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, parques e reservas naturais.